Polícia Civil encerra investigação sobre racismo e violência doméstica envolvendo sargento da PMSC

Por: OCP News Criciúma

26/09/2021 - 15:09 - Atualizada em: 26/09/2021 - 16:00

O delegado Éder Matte, da Delegacia de Braço do Norte, que investiga o caso de racismo e violência doméstica praticado pelo sargento da reserva da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Hélio Martins, de 57 anos, contra a ex-companheira e o filho dela, em São Ludgero, encerrará em breve o inquérito policial.

Segundo a autoridade policial, o autor, a vítima e algumas testemunhas foram ouvidas na última semana e outras diligências também foram realizadas.

“A investigação será concluída na próxima terça-feira, data que o procedimento será encaminhado ao Ministério Público”, informou o delegado.

O sargento da reserva foi filmado pela ex ameaçando-a e proferindo palavras racistas, inclusive contra o filho dela, a qual chama como “macaquinho”.

“Raça do demônio, tenho ódio, sou racista, eu não suporto negro”, dentre outras atrocidades também foram ditas.

O vídeo, de pouco mais de 40 segundos, viralizou, sendo destaque até no noticiário em nível nacional. Na gravação, ele ainda ameaça bater na mulher com um chinelo.

A PMSC emitiu uma nota:

“A PMSC repudia toda e qualquer tipo de violência contra a mulher ou vulnerável, bem como qualquer tipo de racismo. Diante deste fato, a referida ocorrência deverá ser apurada com rigor por todos os processos legais;

O homem que aparece no vídeo é sargento da PMSC, que está na reserva desde 9 de março de 2016.

Todo policial militar, seja de ativa ou da reserva, deve seguir em conformidade com os dispositivos previstos no Regulamento Disciplinar da PMSC, Código Penal Militar e legislação penal geral. O caso identificado será encaminhado à Corregedoria-Geral da PMSC”.