Nesta quinta-feira (28), a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) deflagrou a operação “Rota Fechada”.
A ação contou com o apoio das delegacias de Pescaria Brava, Sangão, Jaguaruna e Imbituba, além da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.
O alvo é uma organização criminosa que furtou oito caminhões em Santa Catarina entre os anos de 2023 e 2024, dos quais quatro foram recuperados pelas forças de segurança.
Ao todo foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão nas cidades de Laguna (SC), São Leopoldo (RS) e Estância Velha (RS).
A análise detalhada dos materiais apreendidos será crucial para identificar mais membros do grupo e desmantelar a estrutura da organização criminosa.
A ação reforça a importância da integração entre as forças de segurança na luta contra o crime organizado, especialmente em regiões de divisa entre estados, onde as organizações criminosas frequentemente operam para dificultar a ação policial.
Segundo a Polícia Civil de Santa Catarina a união com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul e a Polícia Rodoviária Federal foi fundamental para o sucesso da operação, demonstrando a eficiência do trabalho conjunto no combate ao crime.
“A Polícia Civil de Santa Catarina agradece à promotora de Justiça Raísa Carvalho, da 2ª Promotoria de Justiça de Jaguaruna, e à juíza Gabriella Matarelli, da 2ª Vara Criminal de Jaguaruna, pela agilidade na análise e deferimento das medidas cautelares pleiteadas, que foram essenciais para o êxito da operação”, informou a Polícia Civil em nota.