A Polícia Civil, por meio do Setor de Investigação Criminal (SIC), coordenado pelo Delegado de Polícia João Fillipe Westphal Martins, da Delegacia de Polícia Civil de Itapoá, deflagrou neste sábado (28) operação policial voltada ao desmantelamento de organização criminosa, composta por suspeitos organizados estruturalmente para a prática de desvios de carga (furtos qualificados), comunicação falsa de crime e falsidade ideológica.

Ao todo, foram cumpridas 13 diligências, nas Comarcas de Itapoá, Joinville e Blumenau, dentre elas mandados de busca e apreensão e prisão preventiva.  A operação, denominada de Contramão, resultou na prisão de 5 suspeitos - 1 residente em Itapoá, 1 em Blumenau e outros 3 em Joinville. Maiores informações serão repassadas após o encerramento das diligências.

Entenda o caso

Em investigação policial iniciada em março deste ano, por conta de um suposto roubo de uma carga que teria sido carregada no Porto de Itapoá, apurou-se que os alvos operavam de forma especializada no furto fraudulento de cargas - simulavam terem sido roubados e desviavam a carga para um receptador.

Segundo a polícia, ficou claramente demonstrado que a organização criminosa era composta, ao menos, por um agente especializado no agenciamento do frete da carga - entrava em contato diretamente com o dono da carga que tivesse interesse em fazer o transporte -,outro na venda a receptadores e outros no transporte, simulação e desvio das cargas subtraídas.

Os agentes eram contratados pelas empresas para fazerem o transporte da carga, mas, de forma fraudulenta, desviavam o roteiro de entrega e as vendiam para receptadores.

Segundo a apuração, ao menos nesta fase inicial, os prejuízos financeiros ocasionados pelos suspeito a empresários da região, somente no período de março até o mês de julho, somam mais de R$ 1 milhão, além do prejuízo em relação às seguradoras e às empresas do ramo do transporte. Os alvos da Operação ficarão a presos preventivamente, à disposição do Poder Judiciário.

Quer receber as notícias no WhatsApp?