Polícia Civil conclui inquérito de organização criminosa que agia no tráfico interestadual

Por: OCP News Criciúma

13/09/2021 - 20:09

A Polícia Civil de Forquilhinha, após nove meses de investigação, remeteu ao Poder Judiciário o Inquérito Policial (IP) que apurou uma organização criminosa voltada ao tráfico interestadual de entorpecentes.

A investigação identificou um grupo criminoso estruturado e hierarquizado voltado, especialmente, ao tráfico de maconha e cocaína. Conforme apurado, a substância entorpecente vinha de Foz do Iguaçu com destino à região de Forquilhinha e Criciúma.

Após intenso trabalho investigativo, o delegado Ricardo Kelleter, presidente das investigações, representou pela prisão temporária de oito investigados, sendo-as deferidas pela Poder Judiciário.

Em 7 de junho, três destes investigados, dentre eles o líder do grupo criminoso e mais duas mulheres, foram autuados em flagrante delito, no município de Irati (PR), onde transportavam para a região catarinense 248 quilos de maconha.

Dois dias após, deu-se cumprimento a 13 mandados de buscas e apreensões e aos oito mandados de prisão temporária, sendo cumpridos por policiais civis de Santa Catarina com o apoio de policiais rodoviários federais.

A investigação logrou êxito, ainda, em apreender mais 20 quilos de maconha em outra oportunidade com membro da organização criminosa. Além disto, outros carregamentos de drogas foram identificados e apreendidos com integrantes da organização criminosa como, por exemplo, 98 quilos de maconha em agosto de 2020 e dois quilos de cocaína em novembro de 2020.

Apreensões consideráveis

Além das apreensões consideráveis de drogas, restaram apreendidos diversos veículos, moto aquática, bloqueio de valores em conta, apreensões em dinheiro, maquinário para o preparo da droga, resultando, desta forma, em um prejuízo patrimonial ao grupo criminoso de aproximadamente R$ 1 milhão.

Posteriormente, em agosto, foi representado pela conversão da prisão temporária dos oito investigados em preventiva, bem como a prisão de mais sete outros integrantes e mais sete mandados de buscas e apreensões.

“Desta forma, policiais civis de Santa Catarina e do Paraná deram cumprimento as decisões judiciais em Forquilhinha, Criciúma, Gaspar, Curitiba e Foz do Iguaçu, dando cumprimento aos mandados de busca e apreensão e a mais quatro mandados de prisões preventivas, restando, até o momento, apenas três foragidos da justiça”, complementou o delegado.

Os investigados foram indiciados pelos crimes de:

  • organização criminosa (artigo 2, parágrafo 2, da lei 12.850/13)
  • tráfico interestadual de entorpecentes (artigo 33 c/c artigo 40, V, da lei 11.343/06)
  • tráfico de maquinário (artigo 34, da lei 11.343/06)
  • lavagem de capitais (artigo 1, da lei 9613/98).

“Todos os indiciados já foram denunciados pelo Ministério Público do Estado de Santa Catarina, tornando-se, desta forma, réus na ação penal”, concluiu a autoridade policial.