A Polícia Científica vai realizar a mudança do posto de identificação em Jaraguá do Sul.
Entre os dias 5 e 6 de março, a estrutura será transferida para um espaço no shopping Partage, na avenida Getúlio Vargas, no Centro.
Todo o investimento na reforma e mobiliário foi pago pela Partage Malls.
Além disso, despesas com manutenção, água e energia também serão custeadas pelo shopping.
“Ficamos muito felizes em poder contribuir com Jaraguá do Sul e toda a região por meio dessa parceria com a Polícia Científica. Sabemos como a emissão do RG é um serviço essencial para a população e oferecer um espaço mais confortável, acessível e bem localizado faz toda a diferença. Esse investimento é uma forma de retribuir o carinho que a cidade tem pelo shopping e reforçar nosso compromisso em apoiar iniciativas que beneficiem a comunidade”, ressalta o superintendente do Partage Jaraguá do Sul, André Pasini.
O chefe do Setor de Identificação do 13º Núcleo Regional de Polícia Científica, perito Silvio Rachinski, explica que a nova estrutura é moderna e totalmente nova.
Ele afirma que o local onde atualmente funciona o posto, no Terminal Rodoviário, no bairro Vila Baependi, não tem boa localização e o não atende bem o público.
“O novo posto de identificação deve iniciar o atendimento depois da mudança, logo após o Carnaval. O atendimento funciona sempre por agendamento, que pode ser feito procurando no Google por ‘agendamento de identidade em Jaraguá do Sul’. É necessário prestar atenção aos documentos necessários, mas é uma lista simples e básica. Todas as orientações estão lá”, destaca Silvio.
O perito afirma que o novo posto fica localizado na região central da cidade, próximo ao Terminal Urbano, o que facilita o acesso de pessoas que não têm carro.
Além disso, o Centro oferece mais infraestrutura e as pessoas podem fazer outras coisas além de ir apenas fazer a identidade.
“O cidadão vai poder resolver outras questões quando for fazer a identidade. Agora, vamos ter um ambiente adequadamente climatizado, uma das deficiências do antigo posto. Então, no verão é sempre muito quente e as pessoas idosas terão mais conforto, por exemplo. O sistema de chamada das senhas também será informatizado, não será mais vocalmente como era antes”, frisa o perito.
Mudanças estão sendo realizadas no sistema de emissão de carteiras e a ideia é reduzir o tempo para que os documentos fiquem prontos.