PMSC recebe robô antibomba do Governo Federal

Foto: PM/Divulgação

Por: Claudio Costa

15/01/2020 - 10:01 - Atualizada em: 15/01/2020 - 10:44

A Polícia Militar de Santa Catarina recebeu da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) o robô antibomba Teodor. A assinatura do termo de transferência de posse do robô ocorreu na manhã desta terça-feira (14), no Comando-geral da PMSC, em Florianópolis.

O equipamento será utilizado pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Com uma estrutura que pode chegar a dois metros de altura, o robô pode ser controlado remotamente a um quilômetro de distância do local da intervenção.

Theodor foi adquirido pelo Governo Federal e cedido para a Polícia Militar. O robô vem equipado com câmeras de alta definição capazes de identificar e manusear objetos estranhos com segurança nas mais diversas situações.

Caso as equipes do Comando de Operações de Busca, Resgate e Assalto (Cobra) do Bope detectem algo suspeito, poderão utilizar o robô para acessar o perímetro de risco.

O equipamento também pode ser utilizado em outras situações, como casos envolvendo armas químicas, biológicas ou durante a negociação com alguém que porte uma arma de fogo.

 

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc…):

Telegram