O 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) intensifica o trabalho de fiscalização com a aproximação das eleições. A partir desta sexta-feira (4), a Operação Eleições ganha mais corpo até o dia do pleito deste domingo (6), em Jaraguá do Sul e região.
O comandante do batalhão, tenente-coronel João Kuze, destaca que o trabalho de fiscalização em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) começou há alguns meses. O oficial destaca que não houve nenhuma alteração durante o período.
Com a chegada do fim de semana, a PM será responsável pela escolta e guarda das urnas eletrônicas nos colégios localizados na 17ª e 87ª zonas eleitorais. No domingo, praticamente todo o efetivo do 14º BPM vai estar nas ruas dos cinco municípios.
“A Polícia Militar tem uma experiência de longa data na segurança das Eleições. Inclusive, o emprego do nosso efetivo neste domingo vai quase na sua totalidade. Há meses, nos tivemos reuniões com os juízes e promotores eleitorais. Além disso, atuamos nas fiscalizações com as equipes do TRE. Antes mesmo das campanhas iniciarem, nós fizemos levantamentos e nenhuma alteração foi registrada”, frisa Kuze.
O comandante enfatiza que apenas os PMs que estão no policiamento ordinário e aqueles que estiverem saindo do serviço não vão atuar durante o pleito. As guarnições serão distribuídas em locais pré-determinados e estarão atentas a qualquer irregularidade.
“O efetivo será alocado em setores e os maiores colégios eleitorais terão policiais fixos. Os menores serão divididos em áreas e assistidos por guarnições em rondas. Por exemplo, uma viatura com dois policiais pode ficar responsável por cinco pontos onde há votação. Eles ficam circulando e atendendo as demandas dos responsáveis por cada colégio eleitoral”, explica.
O trabalho entre a Justiça Eleitoral e a Polícia Militar tem uma grande sinergia. O tenente-coronel ressalta que todas as demandas relacionadas com a votação serão atendidas com prioridade pelas guarnições. Além disso, a população pode ajudar na fiscalização através de denúncias.
“As pessoas podem repassar informações sobre irregularidades abordando um policial militar na rua, pois teremos um efetivo incomum durante o domingo. A chance de você se deparar com uma guarnição perto dos locais de votação é muito grande. Claro que a prioridade é para o número de emergência 190, sempre repassando o máximo de informações possível”, lembra.
“A esperança da Polícia Militar é de que ocorra um pleito tranquilo, assim como registrado em outros anos. Não é uma característica da nossa região a ocorrência de crimes eleitorais, mas sempre tem aquela pessoa que usa um material de campanha indevidamente ou estaciona o carro adesivado perto do local de votação. Estaremos atentos a essas condutas e, se alguém quiser pagar para ver, será responsabilizado”, finaliza.