O grande número de pessoas que são esperadas nesse feriado nacional de 12 de outubro, quando se comemora o dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, a Polícia Militar de Santa Catarina vai intensificar ainda mais o policiamento na 35ª Oktoberfest.

Para isso, já está em operação a utilização de novas tecnologias. A partir desta edição, a Polícia Militar está usando drones para fazer o monitoramento da festa. O equipamento permite sobrevoar e fazer imagens áreas de diversos locais do evento. Para a utilização dos drones, foram capacitados 32 policiais militares.

Para a utilização dos drones, foram capacitados 32 policiais militares | Foto Divulgação/PMSC

A 35ª Oktoberfest é o primeiro evento que está contando em Santa Catarina com a novidade desta nova tecnologia.

Segundo o comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar de Blumenau, Jefferson Schmidt, a ação pioneira, “traz cerca de dez drones que monitorarão os desfiles, a área aberta da festa e os arredores da Vila Germânica”.

Com a nova tecnologia, a PM consegue identificar atitudes suspeitas, cambistas e qualquer situação estranha nas proximidades do Parque.

Este ano estão sendo utilizadas também 64 câmeras, além de uma especial que tem alcance de 360° | Foto Divulgação/PMSC

Este ano estão sendo utilizadas também 64 câmeras, além de uma especial que tem alcance de 360°, com um zoom de 30 metros. Desta forma, Araújo Gomes acredita que todos os movimentos são captados, incluindo o de reconhecimento facial, facilitando a identificação de qualquer que seja a ocorrência.

“Queremos que os visitantes de Santa Catarina, que venham participar das nossas festas de outubro, voltem para suas residências satisfeitos com a segurança que puderam perceber, principalmente garantindo o lazer de toda a família catarinense”, acrescentou Comandante Araújo Gomes.

Multidão monitorada em tempo real

Os policiais controlam os veículos aéreos, que possuem câmeras acopladas. As imagens aparecem em um celular, junto ao controle. Durante os desfiles, por exemplo, diversos drones estão filmando todos os pontos da Rua XV de Novembro. A multidão está sendo monitorada em tempo real e qualquer ocorrência poderá ser atendida em minutos.

Policiais militares estão usando câmeras individuais | Foto Divulgação/PMSC

Além dos drones, todos os policiais militares que estão atuando na segurança da 35ª Oktoberfest estão usando câmeras individuais, que estão acopladas à farda. As câmeras retratam em áudio e vídeo a relação do policial com o cidadão.

Batizada de Operação PM Techno, o trabalho da Polícia Militar na Oktoberfest tem ainda o reforço de policiais de outras regiões do Estado. Serão 130 policiais nos finais de semana e 40 durante os dias de menor movimento.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?