PM de Jaraguá do Sul alerta para a ação de golpistas nesta época do ano

Por: Claudio Costa

04/12/2017 - 06:12 - Atualizada em: 05/12/2017 - 07:59

O movimento nas lojas da região central de Jaraguá do Sul aumenta com a chegada da temporada compras de Natal. Com a grande movimentação de dinheiro, principalmente com o pagamento do 13º salário, a Polícia Militar alerta para a atuação de estelionatários.

“Nessa época do ano, a movimentação financeira aumenta. As pessoas estão com dinheiro em espécie, sacam no banco e frequentam o comércio. Os aproveitadores de todo o gênero se aproveitam dessas situações”, comenta o major Aires Volnei Pilonetto, chefe da Seção de Comunicação do 14º Batalhão de Polícia Militar.

De acordo com Pilonetto, as pessoas idosas são os principais alvos. “O meliante observa a pessoa sacando dinheiro ou saindo do comércio, imagina que a pessoa pode ter algum dinheiro consigo e os golpes são aplicados. Apesar de a gente não ter muito histórico de roubos e furtos a transeunte na área central neste período, há diversos casos de golpes do bilhete premiado, do achadinho”, explica.

O major da PM pede que as pessoas fiquem atentas. Geralmente os estelionatários utilizam o apelo do dinheiro fácil para aplicar os golpes. “Se a pessoa for interpelada com uma história de dinheiro fácil, de estar ajudando alguém e ganhando alguma coisa, normalmente tem alguma coisa errada. Normalmente, ela acaba pagando algo primeiro para depois reaver um lucro”, descreve.

O major reitera que nessa época do ano é preciso ter um cuidado especial com o comércio na área central, pois muitos jaraguaenses que moram nos bairros vêm para o Centro para as compras. A Polícia Militar prepara um esquema especial de policiamento no Centro durante o período de fim de ano. Com o horário estendido a partir do dia 9, explica Pilonetto, será feito reforço nas ruas do Centro.