Pichação nazista na UFSC revela esquema de falsificação de atestado médico; entenda

Fotos: Divulgação / Polícia Civil

Por: Luan Tamanini

13/12/2023 - 11:12

Uma operação que investigava uma pichação antissemita e nazista dentro da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) revelou um esquema de falsificação de atestados médicos em Florianópolis.

De acordo com a Polícia Civil, o esquema foi descoberto nessa quarta-feira (12), durante um mandado de busca e apreensão na casa do suspeito de fazer a pichação.

A pichação, que contava com uma suástica e uma ameaça de morte a um aluno judeu, foi encontrada em um banheiro do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFSC em novembro de 2022. O aluno ameaçado, que cursava enfermagem, pediu desligamento da universidade logo depois.

As investigações, porém, apontaram que o próprio aluno havia pichado a suástica e as ameaças contra ele no banheiro. O propósito, segundo a Polícia Civil, era encobrir possíveis suspeitas sobre o esquema de falsos atestados médicos realizado por ele.

Na casa dele, os policiais encontraram cinco carimbos médicos falsos e diversos atestados. Em depoimento, o homem confessou a autoria da pichação e afirmou que nunca foi ameaçado enquanto estudava na UFSC.

A Polícia Civil suspeita de que o homem usava os documentos falsos desde 2016, quando começou na faculdade. Além disso, ele teria começado a usar receitas médicas falsas para conseguir medicamentos de uso controlado.

Notícias no celular

Whatsapp