PF prende novamente hacker suspeito do maior vazamento de dados do país

foto: Freepik

Por: Pedro Leal

09/04/2024 - 15:04 - Atualizada em: 09/04/2024 - 15:35

A Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã desta terça-feira (9), um mandado de prisão preventiva contra um hacker suspeito de invadir os sites do Exército Brasileiro, Senado Federal e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ele é apontado como o responsável pelo maior vazamento de dados do Brasil, com a divulgação de informações de 223 milhões de brasileiros.

As informações são do portal Metrópoles.

Marcos Roberto Correia da Silva, conhecido como Vandathegod na internet, estava foragido desde novembro ano passado, quando rompeu a tornozeleira eletrônica que usava após ser detido durante as investigações da operação Deepwater.

As investigações apontaram que, em janeiro de 2021, inúmeros dados sigilosos de pessoas físicas e jurídicas – tais como CPF/CNPJ, nome completo e endereço foram ilicitamente disponibilizados em um fórum na internet especializado em trocas de informações sobre atividades cibernéticas.

Ele foi preso em Feira de Santana (BA).

Segundo a PF, o detido também já foi alvo de outras operações. Em 2019, o hacker foi preso na Operação Defaced, realizada pela Polícia Civil, como suspeito de ter invadido os sites da Polícia Civil de Minas Gerais, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), do Tribunal de Justiça de Goiás e do Exército Brasileiro.

O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 1ª Vara Federal de Uberlândia (MG) e o preso ficará à disposição da Justiça no Centro de Observação Penal, em Salvador (BA).