A Polícia Federal efetuou, em operação conjunta com a Polícia Militar de Santa Catarina, a prisão de um homem, de 24 anos de idade, suspeito de adquirir cinco cédulas falsas de R$ 100 por meio de encomenda postal. A ação ocorreu nesta terça-feira (28), em Santa Terezinha do Progresso.
A Polícia Federal, com a utilização de ferramentas e metodologias de análise de dados, identificou um objeto postal que poderia conter cédulas falsificadas. Desta forma, Policiais Militares foram até o local onde o responsável receberia a encomenda e, após este a receber, o abordaram e solicitaram que efetuasse a abertura, confirmando o recebimento de notas falsas pelo suspeito.
Depois de autuado em flagrante pelo crime de moeda falsa, o preso foi recolhido ao Presídio Regional de São José do Cedro.
O crime de falsificação de moeda, seja ela metálica ou papel-moeda, é considerado grave e está previsto no artigo 289 do Código Penal. A pena de reclusão de 3 a 12 anos, além da multa, visa punir aqueles que fabricam, alteram, importam, exportam, vendem, trocam, cedem, emprestam, guardam ou introduzem em circulação cédulas falsas.
É importante ressaltar que a legislação brasileira considera crime não apenas a falsificação em si, mas também a tentativa de colocação de cédulas falsas em circulação, mesmo que o agente não tenha participado da falsificação.