Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

PF investiga empresário de SC por suposto esquema de tráfico humano para a Turquia

Foto: Divulgação / Polícia Federal

Por: Luan Tamanini

23/10/2023 - 10:10 - Atualizada em: 23/10/2023 - 10:41

A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (23) uma operação que apura um suposto esquema de tráfico internacional de pessoas para a Turquia. Conforme a PF, um empresário de Florianópolis é apontado como o responsável por contratar artistas e enviá-los ao país euroasiático.

Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na residência do empresário. No imóvel foram apreendidos celulares, computador, passaporte e mídias digitais.

Segundo a PF, pelo menos 27 brasileiros teriam sido enviados à Turquia por meia da prática ilegal. Os profissionais aliciados seriam artistas de dança e teatro oriundos de vários estados brasileiros e foram recrutados por meio das redes sociais ou por convite direto do empresário. Pelo menos oito vítimas seriam de Santa Catarina.

De acordo com as investigações, foram apontados fortes indícios de que as vítimas teriam sido submetidas a condições degradantes de trabalho, alojamentos indignos, alimentação inadequada e racionada, retenção de salários, além de serem ameaçadas constantemente por seu empregador brasileiro e pela empresa turca contratante.

Conforme a PF, o crime de tráfico internacional de pessoas é tipificado em lei e tem pena de prisão estipulada ente 4 a 8 anos (podendo ser aumentada em virtude de outros fatores) além do pagamento de multa.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp