Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

PF faz operação para apurar anúncios digitais falsos em SC e mais três estados

Foto: Divulgação/PF

Por: Ewaldo Willerding Neto

01/07/2026 - 08:07 - Atualizada em: 01/07/2026 - 08:32

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (1º), a Operação Ad Phishing, com o objetivo de aprofundar investigação sobre veiculação de anúncios digitais fraudulentos que utilizavam indevidamente a imagem do Governo Federal e de instituições públicas para conferir aparência de legitimidade a páginas falsas na internet.

Ao todo, são cumpridos nove mandados de busca e apreensão em Santa Catarina e em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, expedidos pela 10ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Distrito Federal.

Durante as investigações, foram identificados 1.770 anúncios fraudulentos vinculados a dezenas de páginas e domínios distintos, muitos deles utilizando elementos visuais associados ao Governo Federal e a instituições públicas, além de conteúdos manipulados com uso de inteligência artificial.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelo crime de uso indevido de selo ou sinal público verdadeiro, sem prejuízo da apuração de outros crimes eventualmente identificados no curso das investigações, como estelionato, associação criminosa, falsidades e lavagem de dinheiro.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.