PF faz operação contra o contrabando de cigarros e lavagem de dinheiro em SC

Foto: Divulgação / Polícia Federal

Por: Luan Tamanini

26/03/2024 - 09:03 - Atualizada em: 26/03/2024 - 23:56

A Polícia Federal realiza nesta terça-feira (26) a Operação Cigarro de Palha, que tem como objetivo combater o comércio de cigarros de procedência estrangeira, introduzidos clandestinamente no Brasil, e os crimes de peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

A PF está cumprindo nove mandados de busca e apreensão em Joaçaba, Ouro, Capinzal e Zortéa, em Santa Catarina, e em Maximiliano de Almeida, no Rio Grande do Sul.

A investigação foi iniciada em setembro de 2021, a partir da informação acerca do desvio de 308.500 maços de cigarros do Depósito de Mercadorias (DMA) da Receita Federal em Joaçaba. Na ocasião, os criminosos colocaram serragem nas caixas para substituir os cigarros contrabandeados apreendidos.

Durante as investigações foram obtidas judicialmente as quebras de sigilo bancário e fiscal dos investigados, bem como autorização judicial de acesso aos seus dados telefônicos.

Os envolvidos responderão pelos crimes associação criminosa, peculato, contrabando e lavagem de dinheiro, cujas penas máximas previstas podem chegar a 12 anos de reclusão.

Notícias no celular

Whatsapp