A Polícia Federal, em ação conjunta com a Receita Federal, deu início nesta terça-feira (27) à Operação Desabastecimento, que visa combater uma associação criminosa de Joinville que introduz celulares e aparelhos eletrônicos de maneira irregular no país.
Ao todo, 140 policiais federais e 50 servidores da Receita Federal foram mobilizados para cumprir 37 mandados de busca e apreensão em imóveis residenciais e comerciais que estão vinculados a 14 empresas da cidade.
Durante a investigação, que teve início em abril deste ano, a PF identificou que o grupo criminoso comercializava além de smartphones, tablets, notebooks, smartwatches, fones de ouvido e outros acessórios para celulares e computadores.
A quadrilha utilizava as redes sociais e lojas físicas para realizar a vendas dos aparelhos, e há suspeita de que tenha movimentado mais de R$ 80 milhões nos últimos três anos.
Os responsáveis pelas empresas envolvidas vão responder pelos crimes de descaminho, associação criminosa e lavagem de capitais, cujas penas somadas pode chegar a 17 anos de prisão.