PF desarticula em Florianópolis quadrilha de traficantes mergulhadores

Traficantes inseriam a cocaína em caixas de mar | Foto: Divulgação/PF

Por: OCP News Florianópolis

16/04/2024 - 17:04 - Atualizada em: 16/04/2024 - 21:52

Uma quadrilha especializada no tráfico internacional de cocaína, que utilizava mergulhadores para transportar drogas para a Europa, teve um mandado de prisão cumprido em Florianópolis nesta terça-feira (16). A droga era transportada clandestinamente na caixa de mar de navios de carga, em uma operação meticulosamente planejada para evitar a detecção das autoridades.

Em Florianópolis, foram realizados um mandado de busca e apreensão e um de prisão preventiva. A ação contou com o apoio da Receita Federal, da Marinha, da Brigada Militar, da Europol e da Polícia da Alemanha, evidenciando a complexidade e a cooperação internacional necessárias para desmantelar esse tipo de organização criminosa.

Segundo informações da Polícia Federal (PF), os traficantes inseriam a cocaína em caixas de mar, compartimentos localizados no lado externo do navio, abaixo da linha d’água, que absorvem água do mar para refrigerar as máquinas. Esse método sofisticado era executado por mergulhadores ligados à quadrilha.

A investigação teve início em 2022, com o objetivo de desvendar o esquema de tráfico de drogas a partir do Porto do Rio Grande, direcionado principalmente para países da Europa. Uma importante apreensão ocorreu em agosto de 2023, quando 198 quilos de cocaína foram interceptados pela Guardia Civil da Espanha, no Porto de Las Palmas, em um navio que havia partido do Porto do Rio Grande.

O nome da operação “Escafandria” faz referência ao equipamento utilizado pelos mergulhadores para a colocação da droga nos navios, destacando a criatividade e a sofisticação dos métodos empregados pela quadrilha. A prisão dos envolvidos representa um golpe significativo contra o tráfico internacional de drogas e reforça a determinação das autoridades em combater esse tipo de crime.