PF deflagra operação contra fraudes bancárias em Joinville e outas seis cidades

Foto: PF/Divulgação

Por: Claudio Costa

01/05/2024 - 17:05 - Atualizada em: 01/05/2024 - 17:51

A Polícia Federal deflagrou a Operação Faroeste Digital em Joinville e outras seis cidades.

A ação registrada na manhã desta terça-feira (30) tem como objetivo desmantelar organização criminosa especializada na prática de fraudes bancárias eletrônicas e lavagem de dinheiro.

Policiais federais deram cumprimento a 44 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão São Paulo (SP), Atibaia (SP), Praia Grande (SP), São Vicente (SP), Joinville (SC), Londrina (PR) e Brasília (DF), além de ordens de bloqueio de bens, deferidos pela Justiça.

Durante as investigações, verificou-se a existência de vasta estrutura criminosa que fraudou contas bancárias de duas empresas, em valores que chegam a R$ 2 milhões, bem como participação em diversas outras fraudes bancárias.

A organização criminosa ainda possuía alta capacidade de pulverização dos valores financeiros desviados para uma imensa quantidade de contas bancárias de laranjas, que emprestavam, conscientemente, suas contas bancárias para receber os valores das fraudes e repassá-los para outra camada de laranjas, em diversas etapas sucessivas de transferências financeiras, até que o dinheiro retornasse aos fraudadores, mediante o recebimento de comissões.

A ação é desdobramento da força-tarefa Tentáculos, que envolve a cooperação entre a Polícia Federal e instituições bancárias na repressão de fraudes bancárias eletrônicas.

São investigados os crimes de organização criminosa, invasão de dispositivo informático, furto mediante fraude, falsidade documental e lavagem de dinheiro.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense e pós-graduando em perícia criminal.