PF deflagra operação contra financiadores de extração ilegal de ouro

Foto: PF/Divulgação

Por: Claudio Costa

15/09/2024 - 12:09 - Atualizada em: 15/09/2024 - 12:20

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (13), a Operação Odorata, para combater financiadores de extração ilegal de ouro no Sul do Pará. Os alvos fazem parte de uma organização criminosa que opera no interior e nos arredores da Terra Indígena Kayapó, com foco especialmente no município de Cumaru do Norte, no Pará.

Foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva. Além disso, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, sendo seis em Cumaru do Norte, seis em Redenção (PA), três em Goiânia (GO), um no Distrito Federal e um em Barueri (SP). Também foram apreendidos veículos, valores em espécie, celulares e mídias eletrônicas.

A Justiça Federal determinou o sequestro de mais de R$ 150 milhões dos envolvidos e a suspensão de atividade e processos minerários de duas pessoas jurídicas (uma cooperativa de produtores de ouro e uma distribuidora de títulos e valores imobiliários), além da suspensão de lavras garimpeiras de oito pessoas.

Investigação da Polícia Federal constatou o “esquentamento” de significativa quantidade de ouro extraído ilegalmente, por meio de declarações fraudulentas da origem do minério. A organização comercializava ouro com compradores de outros estados.

Notícias no celular

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense, marketing digital e pós-graduando em inteligência artificial.