Na manhã desta quinta-feira (11/1), a Polícia Federal, com apoio do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), deflagrou operação com o objetivo de reprimir o comércio ilegal de aves nativas e exóticas. Na ação, um homem foi preso e, além do cumprimento de dois mandados de busca e apreensão em imóveis localizados na cidade de Itajai/SC.
Durantes as buscas, foram apreendidos oito pássaros, que estavam mantidos sem as devidas autorizações dos órgãos ambientais, seis gaiolas e duas arapucas, o que motivou a prisão em flagrante do investigado.
Além disso, foi lavrado um termo circunstanciado por maus tratos de animais, uma vez que uma mulher, durante a chegada dos policiais, arremessou uma gaiola com dois pássaros pela janela do imóvel, com o intuito de evitar ser surpreendida na posse dos animais.
De acordo com a investigação do caso, apurou-se que um dos investigados já havia sido flagrado cinco vezes em rodovias de Santa Catarina transportando aves nativas, o que demonstra um comportamento sistematicamente voltado para essa modalidade de crime ambiental.
Pelas condutas, os investigados poderão responder por crime ambiental, receptação e associação criminosa com penas de até oito anos de reclusão.