Perícia de incêndio em fábrica de estofados deve ser feita nesta semana em Jaraguá do Sul

Foto: Reprodução Redes Sociais

Por: Claudio Costa

05/10/2020 - 16:10 - Atualizada em: 06/10/2020 - 16:24

A Estofados Jardim ainda não conseguiu calcular o prejuízo causado pelo incêndio de grandes proporções que tomou suas instalações.

Nesta segunda-feira (5), o OCP apurou que uma perícia será feita no parque fabril pela seguradora da empresa nesta semana. Não há informações sobre a causa e onde começou o fogo. O trabalho dos bombeiros para apagar as chamas durou cerca de 11 horas.

A empresa estima que 80% dos sete mil metros quadrados da fábrica foram atingidos pelo fogo. O incêndio chegou ao maquinário para a fabricação de sofás, mobílias e poltronas. A Estofados Jardim tem 41 anos de existência e fica localizada na rua Floriano Stahelin, no bairro São Luís.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

O Corpo de Bombeiros Voluntários foi chamado para atender a ocorrência às 17h45 de sexta-feira (3). As guarnições estavam em incêndio em um galpão no bairro Ribeirão Grande do Norte e rapidamente uma das unidades foi encaminhada para fazer o primeiro combate.

O primeiro reforço veio da corporação de Guaramirim, com oito bombeiros e uma unidade de combate à incêndio. Em seguida, Joinville mandou um carreta tanque e um caminhão plataforma para Jaraguá do Sul. Combatentes de Schroeder, Indaial e Pomerode foram enviados para reforçar o efetivo.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

O comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, Neilor Vicenzi, destaca que o forte calor que foi registrado na sexta-feira dificultou o combate às chamas. Os bombeiros já estavam com um desgaste físico por causa das alta temperaturas.

“Quando os bombeiros chegaram no local, as chamas já estavam bastante avançadas por causa dos materiais que estavam naquela fábrica. Espuma e madeira facilitam a propagação rápida do incêndio e isso fez com que a gente tivesse uma maior dificuldade de controlar as chamas”, explica.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

O rescaldo do fogo foi realizado por volta das 5h de sábado (4). Os bombeiros voluntários retornaram ainda mais duas vezes para fazer o controle de pequenos focos de incêndio na fábrica. A estrutura ficou bastante comprometida, o que dificultou o combate sob a laje colapsada.

“O pessoal precisou retornar no local porque havia rolos de malha e outras queimas que ficam liberando fumaça. Os bombeiros foram chamados e realizaram o combate desses pequenos focos, mas sem nenhum risco de se alastrar para o resto da fábrica”, comenta.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Neilor ainda frisou que os bombeiros conseguiram evitar que o incêndio se alastrasse para o depósito da empresa. A estratégia de combate ao fogo evitou que fosse ainda mais duradouro e o prejuízo maior. No entanto, as chamas consumiram o maquinário, o que acarretou grande perda para a empresa.

A Estofados Jardim informou que não havia pessoas no prédio no momento do incêndio e ninguém ficou ferido.

 

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc…):

Whatsapp

Grupo OCP Segurança

Telegram

OCP Segurança