Pelotão de Paramédicos do 8º BPM comemora 32 anos de existência em Joinville

Foto: PM/Divulgação

Por: Claudio Costa

01/08/2022 - 18:08 - Atualizada em: 01/08/2022 - 18:09

Um evento comemorou os 32 anos de existência do Pelotão de Paramédicos do 8º Batalhão de Polícia Militar, em Joinville. Estiveram presentes os atuais integrantes do pelotão, bem como veteranos que já fizeram parte da equipe.

Os presentes receberam a homenagem, participaram de um exercício recreativo e, por fim, confraternizaram com almoço realizado na sede da se recreativa da Polícia Militar em Joinville.

O sistema de atendimento pré-hospitalar de emergência surgiu no final de 1989, a partir da iniciativa do então diretor do Pronto-socorro do Hospital Municipal São José, Hercílio Fronza Júnior.

Preocupado com o número de óbitos em traumas decorrentes do atendimento inicial inadequado e ciente das experiências internacionais nesta área, o médico colocou-se à disposição para o treinamento de segmentos da comunidade em técnicas de primeiros socorros.

Foto: PM/Divulgação

A PMSC aceitou o treinamento, através do coronel, atualmente na reserva, Lourival de Souza, que na época era o comandante do 8° Batalhão de Polícia Militar. No ano de 2004 foi realizado o Curso de APH Tático que introduziu conhecimentos, táticas e técnicas internacionais e que possibilitaram aos paramédicos a ter uma remodelação na sua maneira de atuação.

Foto: PM/Divulgação

Hoje, o pelotão de paramédicos conta com 10 policiais (socorristas, técnicos de enfermagem e enfermeiros) os quais são empregados em diversas situações como ocorrências com vítimas de arma de fogo ou arma branca, ocorrências policiais que envolvam alto risco, ocorrências envolvendo reféns, distúrbios civis, rebeliões em estabelecimentos prisionais, apoio em buscas e resgate em áreas de fuga e conflitos.