O 9º Batalhão de Polícia Militar iniciou, no final da tarde desta sexta-feira, a Operação Presença, em Criciúma.
A mobilização policial militar tem como objetivo dar uma resposta aos crimes vem que ocorrendo diariamente na cidade, bem como coibir possíveis ações, delitos contra o patrimônio, identificar rotas de fuga e coletar informações.
“Estaremos atuando em duas frentes: empregando o efetivo em patrulhas e barreiras nos locais de riscos, como os principais acessos do município; e a presença policial nas áreas comerciais da cidade, onde há maior circulação de pessoas”, explicou o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Mário Luiz Silva.
Reunião
A segurança pública foi tema de uma reunião entre integrantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) na manhã desta terça, no Paço Municipal Marcos Rovaris.
As forças de segurança, além da sociedade civil organizada, foram acionadas pelo prefeito Clésio Salvaro, que é também presidente do GGIM, com o objetivo de discutir melhorias para a segurança do município, por meio de ações integradas.
“Apesar de registros recentes de crimes em nossa cidade, que geram preocupação da população, reforçamos a importância das nossas forças de segurança que, por sua atuação, tornam Criciúma uma das cidades mais seguras de Santa Catarina. Mas sempre podemos fazer mais, por isso ações integradas serão implementadas”, reforçou o prefeito Clésio Salvaro.
Efetivo
Durante o encontro, o coordenador do GGIM e diretor da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes, reforçou a dedicação do Município em buscar respostas às reivindicações.
“Entendemos a demanda das forças de segurança, entre elas a questão do efetivo. Situação que não é de responsabilidade direta do Município, mas que tem nosso total apoio, por isso, vamos trabalhar junto ao Estado, além de buscar o apoio dos deputados estaduais e federais, para encontrar soluções”, destacou.
O prefeito Clésio Salvaro também se manifestou sobre o assunto em vídeo publicado em suas redes sociais, confira:
Ações integradas
Na reunião, foram deliberadas algumas ações integradas, que devem ser implementadas nos próximos dias.
“Já temos realizado um trabalho conjunto e que dá resultados, mas temos muitos pontos a melhorar, como a questão do efetivo, que é uma dificuldade em muitas instituições. Por isso vamos levar a situação ao Governo do Estado, em uma carta assinada por todas as instituições representativas do nosso Município”, completou o prefeito.
Participantes
Participaram da reunião: Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Científica, Departamento de Administração Socioeducativo (DEASE), Corpo de Bombeiros Militar, Exército, Polícia Penal, Cruz Vermelha, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, Coordenadoria Municipal dos Conselhos, Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT), Câmara de Vereadores, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fucri/Unesc, Somarsul, Afasc, OAB Subseção Criciúma.