A Prefeitura de Palhoça por meio da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Civil decretou nesta terça-feira (09) situação de emergência devido às fortes chuvas.
Famílias residentes em diversos bairros do município foram atingidas. Para proporcionar acolhimento neste momento, a administração municipal abriu um abrigo provisório localizado no CAIC – Professor Febrônio Tancredo de Oliveira, situado à Rua Maria Teodora Haeming, 48, no bairro Passa Vinte.
A Defesa Civil do município orienta aos atingidos pelas chuvas que procurem o abrigo. Toda a estrutura foi montada para receber as famílias da melhor forma possível.
Conforme informações divulgadas pela Defesa Civil de Palhoça, até o momento, já foram registrados aproximadamente 140mm de chuva. É importante ressaltar que em condições normais o índice para o mês de dezembro seria de aproximadamente 100mm.
Em Palhoça, a chuva teve início por volta das 5h da manhã. A maré cheia foi um aspecto que contribuiu para o acúmulo de água em toda a região. Entre os bairros mais atingidos estão São Sebastião, Caminho Novo, Ponte do Imaruim, Centro e Bela Vista e Aririú.
No contorno viário, a via no sentido Sul ficou interditada por medida de segurança em razão do acúmulo de água na pista. Equipes de segurança atuaram para liberar a via no final da manhã
Segundo dados da Defesa Civil estadual, em 12 horas, o município registrou volume acumulado de chuva de 137 milímetros, quantia que supera o esperado para todo o mês de dezembro.
A previsão é de que a instabilidade perca força apenas na quinta-feira (11), mas a formação de uma nova frente fria na sexta-feira (12) poderá causar nova piora nas condições do tempo.
Bombeiros confiram três mortes

Foto: Divulgação/CBMSC
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) confirma a localização de três vítimas em decorrência do arrastamento de um veículo no bairro São João, em Palhoça, nesta terça-feira.
O automóvel, uma Land Rover, estava ocupado por um casal e uma criança de aproximadamente um ano. O bebê foi encontrado sem vida pela Polícia Militar, fora do veículo às margens do rio. O casal foi localizado dentro do veículo submerso e retirado pela equipe do Grupo de Busca e Salvamento (GBS) do CBMSC.
As vítimas são Makendy Bernard, de 32 anos, sua esposa, Michelaine Francique Bernard, de 37, e a filha do casal, Kettely Dominique Bernard, de apenas um ano.
O CBMSC reforça a orientação para que a população não tente trafegar por áreas alagadas e siga sempre as recomendações dos órgãos oficiais de segurança.