Padre é atingido por tiro durante assalto e impacto da bala é amortecido por crucifixo: ‘protegido por Deus’

Foto: CNBB

Por: Elisângela Pezzutti

11/10/2023 - 10:10 - Atualizada em: 11/10/2023 - 10:51

O fato de estar usando um crucifixo pode ter sido decisivo para salvar a vida de um padre, atingido por um disparo de arma de fogo na noite desta segunda-feira (9), em Caxias do Sul (RS), cidade localizada a 126 km de Porto Alegre. O objeto amorteceu o impacto da bala.

Jairo Luis Gusberti estava levando duas catequistas para casa por volta das 21h quando foi abordado por três criminosos, no Bairro Cristo Redentor.

De acordo com o delegado Luciano Righes Pereira, que investiga o crime, o trio se aproximou do carro dirigido pelo religioso e um deles atirou.

O tiro quebrou o para-brisa e atingiu o crucifixo na região do tórax do padre. Os assaltantes fugiram levando o veículo. “Eu fui protegido por Deus, esse é o testemunho que eu quero dar. De fato, o crucifixo, a cruz de Cristo que já nos salvou quando ele entregou a vida por nós, me salvou nessa noite passada também”, disse Jairo Luis Gusberti, em entrevista à reportagem da RBS TV.

O padre relatou que só percebeu que tinha sido atingido um tempo depois. “No primeiro momento, quando eles levaram o carro, eu ajudei as duas catequistas, fomos até a casa de uma delas. Depois que fui me dar conta que fui alvejado com uma bala”, disse.

Ele passou por um procedimento médico, está se recuperando e afirmou que segue rezando pelos assaltantes. “Rezar por estes também que executaram essa operação. Para que o amor de Deus os toque”.

Conforme o delegado, a principal linha de investigação é a de latrocínio tentado. O crime é investigado pelo Draco (Delegacia de Repressão as Ações Criminosas Organizadas). Por enquanto, ninguém foi preso e os assaltantes não foram identificados.

A Paróquia Cristo Operário divulgou a seguinte nota nas redes sociais:

Padre Jairo agradece as orações de todos e a Diocese pede que seja respeitado esse momento de recuperação

A Diocese de Caxias do Sul informa que, na noite da segunda-feira, 09 de outubro, o padre Jairo Luiz Gusberti, vigário da Paróquia Cristo Operário,foi vítima de um assalto em Caxias do Sul. Ao levar algumas pessoas para casa após uma reunião de catequistas, o sacerdote foi abordado por indivíduos que anunciaram o assalto. Ao roubarem o veículo, que pertence à Mitra Diocesana de Caxias do Sul, houve o disparo de um tiro.

O crucifixo que o padre usava no peito amorteceu a força do projétil, que parou no osso do peito. Logo após ser socorrido, foi levado ao Hospital Unimed, em Caxias. Após realizar os exames, a bala retirada, ser medicado e permanecer algumas horas em observação, retornou para casa, onde está em recuperação.

Padre Jairo agradece as orações de todos e a Diocese pede que seja respeitado esse momento de recuperação.

Pe. Leonardo Inácio Pereira
Vigário Geral da Diocese de Caxias do Sul

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.