Pacientes de Chapecó começam a ser transferidos para o Espírito Santo

Arcanjo 02 chegou às 9h45min em Chapecó | Foto CBMSC

Por: Ewaldo Willerding Neto

03/03/2021 - 10:03 - Atualizada em: 03/03/2021 - 10:58

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) começou na manhã desta quarta-feira (3) a operação de transferência de pacientes de Covid-19 para a rede hospitalar estadual do Espírito Santo. O avião Arcanjo 02, do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) decolou às 8h30min do hangar da corporação, na Capital,e e chegou às 9h45 em Chapecó, onde iniciou os transportes de pacientes.

Cada paciente será transportado individualmente por causa da gravidade do estado de saúde. A expectativa é que até 16 pessoas recebam assistência médica no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, no município da Serra (ES), região da Grande Vitória. Serão dois voos por dia. O Capitão Fábio Fraga e o Tenente Alvaro Luiz Bilher Junior comandarão a operação na aeronave.

 

 

De acordo com o superintendente de Urgência e Emergência da SES, Diogo Bahia Losso, o objetivo é atender prioritariamente pacientes da região Oeste internados no Hospital Regional do Oeste, de Chapecó, Hospital São Paulo de Xanxerê e Hospital Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste.

“Estamos empenhados em salvar vidas. Essa é mais uma ação organizada pelo Governo do Estado para buscar garantir o atendimento em leitos de UTI aos nossos pacientes”, destacou.

A Secretaria do Estado de Saúde do Espírito Santo confirmou a oferta de até 16 leitos de UTI Covid-19 na rede hospitalar da Região Metropolitana de Vitória.

O movimento foi acertado após articulação do secretário André Motta Ribeiro com o Governo capixaba por meio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).