Orquestra do IFSC faz apresentação gratuita hoje na Igreja Luterana do centro

Por: OCP News Jaraguá do Sul

29/06/2016 - 11:06 - Atualizada em: 29/06/2016 - 12:30

Para marcar o início do inverno, nesta quarta-feira (29) acontece a Winterkonzert – concerto de inverno. O concerto é gratuito e ocorre às 19h30, na Igreja Luterana do Centro. Além da orquestra do IFSC, também se apresentará o coral do Centro de Cultura Alemã.

Segundo a maestrina do Câmpus Jaraguá do Sul e responsável pelo evento, Denise Mohr, terão destaque no repertório do evento as obras de compositores alemães, como Mozart, Brahms e Strauss. “Porém, também serão apresentadas obras mais contemporâneas e de outros compositores”, afirma.

A orquestra do IFSC é composta por 42 membros, que ensaiam todas as quartas-feiras no auditório do IFSC. Já fizeram apresentações em Gaspar e Joinville e o repertório do grupo é variado. Para fazer parte da orquestra não necessita ser profissional. Até amanhã (30) estão abertas as inscrições para quem tem conhecimentos musicais e deseja integrar a orquestra do Câmpus Jaraguá do Sul do IFSC

Veja depoimentos de membros do grupo:

“Me chamo Maycon de Souza Carneiro, tenho 24 anos, sou músico (violinista) e professor de música (Violino, Viola e Violoncelo). Entre outros trabalhos, atuar como Spalla da Orquestra do IFSC desde o nascimento da Orquestra, e lá se vão 3 anos com este grupo, que também apelidei carinhosamente de ‘Minha Família’, vem se destacando em minha vida. Já sou violinista há 15 anos e atuo na profissão de professor há cinco anos. Acompanhar o desenvolvimento deste projeto, tendo uma direção de mãos-de-ferro da Maestrina Denise Mohr, foi uma das coisas mais belas, emocionantes e honrosas que pude participar! Iniciei na música como muitos em nossa região: em uma igreja. Tenho por gosto musical a música Erudita desde criança. Além de ser minha fonte de estudo, sinto ela me exaltar, me transcender quando a ouço. Porém ninguém é de ferro: se soltar um Rock, um MPB e Chorinhos, eu entro na roda e curto o som também”.

“Meu nome é Karine Karsten, tenho 20 anos. Comecei a tocar violino com 14 anos. As vezes penso que, talvez no inconsciente, eu já o desejasse tocar antes disso. Minha vó me disse que com com dois anos de idade, ao observar um violinista que tocava na praça de nossa cidade, meus olhos não largavam cada movimento suave que ele fazia. Sem ser um instrumento popular em nossa região, na época, quis o destino que o meu próximo contato com esse belo instrumento fosse somente 12 anos depois, mas esse seria um contato sem volta, como um casamento com um felizes para sempre. A partir daí eu fui evoluindo, hoje toco na orquestra do IFSC, no grupo de Câmera da SCAR, Filarmônica de Jaraguá do Sul e na Igreja. Amo tocar violino, continuo fazendo aula com o professor Rafael Ferronato e pretendo me aperfeiçoar. Tenho uma irmã de 14 anos que também toca violino há três anos, pelo projeto Música Para Todos- MPT da SCAR e também participa da orquestra do IFSC e um irmão de 11 anos que está seguindo no mesmo caminho, ao estudar violoncelo pelo projeto MPT. Sobre a orquestra do IFSC, participo dela desde seu início, há três anos, e é como uma família fora de casa”.

“Meu nome é Sabrina Tecila, tenho 20 anos, sou musicista e estudante, iniciei minha jornada na música há dez anos, com um violão, pensando apenas em ter uma atividade extra, um hobby. Essa atividade foi interrompida por um tempo, mas a paixão pela música nunca deixou de existir e voltou com toda força ao iniciar os estudos no Violoncelo, ao qual me dedico faz cinco anos. Nesse tempo, dois anos foram tocando juntamente com a Orquestra do IFSC, onde obtive muito crescimento e estou tendo a oportunidade de aprender com excelentes músicos”. 

“Meu nome é Pablo Emanuel Ferreira, tenho 19 anos, sou Músico e professor, toco no grupo há um ano e meio, comecei na música com 7 anos. Eu vejo a orquestra como um divisor de águas na minha vida, foi o momento que vi que precisava assumir a responsabilidade de comparecer aos ensaios e dar o meu melhor. A orquestra IFSC é a minha referência em fazer música erudita, eu faço porque eu gosto, porque tenho meus amigos ali e por sempre me sentir em casa”.

“Sou Luan Rudiger, tenho 18 anos, sou professor de música e Maestro. Quando soube da orquestra do IFSC fiquei muito interessado por dois motivos, primeira porque que dariam uma ajuda de custo para o músico e segunda porque fazer parte de uma orquestra era um sonho. Gosto de todos os tipos de música, mas o coração bate mais forte pelo lado clássico desde pequeno. Venho de Joinville todas as quartas e está sendo um prazer ensaiar com a orquestra. Agradeço a maestrina e todos os músicos pela oportunidade que me proporcionaram”.

VÍDEO: Abertura da série de televisão “Game of Thrones”. 

Performance da orquestra do IFSC Câmpus Jaraguá do Sul realizada no dia 18 de maio de 2016, nas atividades de comemoração do aniversário de 22 anos do IFSC em Jaraguá do Sul. Local da apresentação: auditório do câmpus.

Veja: Inscrições abertas para ingressar na orquestra do IFSC em Jaraguá do Sul