Operação Veraneio: bombeiros salvam mais de 2 mil pessoas em 37 dias

Foto: Marco Favero/SECOM

Por: OCP News Criciúma

23/01/2024 - 21:01 - Atualizada em: 23/01/2024 - 21:23

Com o período de férias e o aumento nas temperaturas, muitas pessoas buscam as praias para se refrescar e aproveitar o verão. No entanto, é necessário redobrar a atenção e respeitar as sinalizações para garantir a segurança. Nos últimos 37 dias, de 16 de dezembro de 2023 a 21 de janeiro de 2024, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizaram 2.153 salvamentos, resgatando pessoas em situações de risco, como arrastamentos em correntes de retorno ou afogamentos.

Esse número impressionante significa que, a cada dia, cerca de 60 pessoas foram salvas nas 12 horas em que os postos guarda-vidas estavam ativos. A atuação eficaz das equipes contribuiu para a preservação de vidas e a redução de tragédias nas praias catarinenses.

Comparando com a temporada anterior, o CBMSC registrou uma redução de 40% no número de óbitos por afogamento em áreas protegidas por guarda-vidas. Nesta temporada 2023/2024, foram 3 óbitos, enquanto na anterior foram registrados 5. Isso reforça a importância do trabalho preventivo realizado pela corporação nos locais sob sua responsabilidade.

A população é orientada a buscar áreas próximas aos postos guarda-vidas, compreender os significados das bandeiras de sinalização, seguir as orientações dos guarda-vidas, respeitar os avisos sonoros (apitos) e as abordagens preventivas, além de praticar a autodisciplina para evitar situações de risco.

Destaque para o Projeto Golfinho, que conscientizou quase 3 mil crianças nesta temporada. O projeto, baseado em atividades lúdicas, promove a conscientização sobre os perigos dos ambientes aquáticos, estimulando práticas seguras e responsáveis. O conhecimento adquirido pelas crianças é levado para suas famílias e comunidades, contribuindo para a formação de uma geração mais consciente.

A Operação Veraneio, a maior operação do CBMSC, conta com 149 guarda-vidas militares e cerca de 2 mil guarda-vidas civis voluntários atuando na prevenção e salvamento em todo o litoral catarinense. Mais de 300 viaturas, incluindo aviões, helicópteros, moto aquáticas, quadriciclos e embarcações, estão empenhadas para garantir um atendimento eficiente.

A sinalização nas praias, representada por bandeiras, indica as condições do mar e áreas de risco. A população pode acompanhar essas informações pelo aplicativo CBMSC Cidadão, que fornece atualizações diárias e contribui para um planejamento mais seguro das atividades de lazer nas praias de Santa Catarina. A prevenção é fundamental para evitar afogamentos e garantir um verão tranquilo para todos.

Notícias no celular

Whatsapp

OCP News Criciúma

As principais notícias de Criciúma e região.