Operação Primavera 2020 visa intensificar respostas rápidas da Defesa Civil em eventos climáticos

Santa Catarina está localizada em um corredor de umidade importante | Fotos Divulgação/SED

Por: Ewaldo Willerding Neto

21/09/2020 - 15:09 - Atualizada em: 21/09/2020 - 15:54

Com o objetivo de impulsionar as atividades de prevenção e desenvolver a resiliência em Santa Catarina, a Defesa Civil estadual (DCSC) lançou nesta segunda-feira (21) à “Operação Primavera 2020”. A iniciativa busca integrar as estruturas de Governo estadual e demais instituições competentes, por meio de ações conjuntas preventivas e de resposta em apoio aos municípios no caso da ocorrência de desastres.

No decorrer da Operação serão estimuladas as atividades voltadas para a prevenção, palestras virtuais, simulados, capacitações, dentre outros.

“Santa Catarina está localizada em um corredor de umidade importante e esta condição meteorológica já mostrou as consequências para o nosso Estado”, comentou o chefe da DCSC, Aldo Batista Neto.

Segundo ele, os estudos estatísticos indicam que a primavera é o período do ano onde ocorreram os eventos climáticos com maior capacidade destrutiva em Santa Catarina. “É nos municípios que vivem os catarinenses, por isso, buscamos com a Operação Primavera orientar as cidades para esta realidade, exigindo a necessidade da gestão de todo tipo de riscos e exposições para as quais nossa população está vulnerável”, reforçou.

 

Destaque internacional

Atualmente a DCSC ocupa lugar de destaque, inclusive internacionalmente, nas estratégias de gerenciamento de riscos e desastres, além do fomento de cidades e comunidades resilientes. A “Operação Primavera” reflete a preocupação na busca da resiliência da comunidade e na mitigação dos riscos nos municípios. Da mesma forma, preparar as estruturas municipais e proporcionar uma resposta rápida quando necessário.

Outro destaque da DCSC é o monitoramento meteorológico, que possibilita a emissão de alertas de curtíssimo prazo que leva informações confiáveis para a população sobre a chegada de eventos extremos. “Outro viés da Operação Primavera é incentivar a percepção de risco dos catarinenses, promovendo uma mudança de comportamento e reforçando a importância da adoção de estratégias de autoproteção”, comentou o diretor de gestão de desastres da DCSC, Aldrin de Souza.

O evento de lançamento da “Operação Primavera” aconteceu realizado no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina (Cigerd), em Florianópolis, com integração por videoconferência com os demais Cigerd regionais.

 

 

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc…):

Whatsapp

Grupo OCP Segurança

Telegram

OCP Segurança