Um pastor foi preso nesta sexta-feira (23) pela Polícia Civil de Santa Catarina, em Jaraguá do Sul. Ele é suspeito de crimes sexuais em Itaiópolis, no Norte do estado.
Ele foi preso no bairro Água Verde durante a Operação Fé Cega, coordenada pela Delegacia de Itaiópolis com apoio das delegacias de Rio Negrinho, Jaraguá do Sul e da Divisão de Investigação Criminal (DIC).
O suspeito é investigado por estupro e violação sexual mediante fraude. Segundo a Polícia Civil, ele se aproveitava da posição de liderança religiosa para ganhar a confiança das vítimas e se aproximava principalmente de pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo orações e atendimentos espirituais.
A investigação teve início com base nas denúncias de três vítimas distintas.
As investigações apontam que o pastor utilizava óleos e outros métodos para deixar as vítimas confusas ou inconscientes, facilitando a prática dos abusos, que teriam ocorrido tanto em residências quanto no próprio templo religioso. Pelo menos três denúncias com relatos semelhantes motivaram o início da investigação.
Com o cumprimento do mandado de prisão preventiva, o suspeito foi encaminhado ao sistema prisional e permanece à disposição da Justiça. A Polícia Civil reforça a importância de denunciar situações de abuso e lembra que denúncias podem ser feitas de forma anônima, garantindo proteção às vítimas.