Mais de 7,5 toneladas de cobre apreendidas, 15 pessoas conduzidas por receptação, 10 estabelecimentos interditados e três armas de fogo retiradas de circulação. Esses foram alguns dos resultados apresentados pela Prefeitura de Florianópolis no balanço da Operação Fio Desencapado, referente ao primeiro semestre de 2025.
Com foco no combate ao furto de cabos da iluminação pública, à fiação irregular e à receptação desses materiais, a operação foi estruturada a partir de ações integradas de fiscalização e inteligência. Foram mapeados ferros-velhos e estabelecimentos suspeitos, a partir de levantamentos prévios realizados pelas equipes da Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis e demais órgãos parceiros.
Até junho, foram realizadas 15 operações em diferentes pontos da Capital. Além do cobre apreendido, as equipes recolheram 6,5 toneladas de material reciclável, conduziram duas pessoas à delegacia por porte ilegal de arma de fogo e cumpriram dois mandados de prisão. Ao todo, foram emitidos 41 autos de infração e comunicados por irregularidades.
Operações pontuais com forte impacto, como a realizada no dia 14 de maio, resultaram em três conduções por receptação, três armas apreendidas e um foragido da justiça capturado. No semestre, 18 ferros-velhos ativos foram fiscalizados e 35 estabelecimentos desativados foram vistoriados.