Operação em SC combate crime organizado dentro e fora de presídios

Operação Linha Cortada começou nas primeiras horas da manhã | Foto Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

20/09/2019 - 08:09 - Atualizada em: 20/09/2019 - 08:41

 

A Polícia Civil realiza na manhã desta sexta-feira (20) a Operação Linha Cortada para investigar e reprimir a atuação de organização criminosa que atua dentro e fora dos presídios catarinenses.

A ação é da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC). Até às 8h, haviam sido presas 10 pessoas, sendo nove por mandado de prisão e uma presa em flagrante.

As diligências são coordenadas pelo delegado da DRACO/DEIC, Antônio Joca, e ocorrem em seis cidades do Estado: Florianópolis, Joinville, Brusque, Camboriú, Biguaçu e Laguna.

Ao todo estão sendo cumpridos 19 mandados judiciais, sendo 10 de prisão temporária e 09 de busca e apreensão.

Ação da DEIC acontece em cinco cidades de SC | Foto Divulgação

No Sul do Estado, delegacias de polícia da região de Laguna também participam da ação. “Até o momento cumprimos nove prisões temporarias, fizemos um auto de prisão em flagrante e um Termo Circunstanciado. Farto material da organização criminosa investigada foi apreendido”, disse o delegado Joca.

Segundo o diretor da DEIC, delegado Luis Felipe Fuentes, o objetivo principal é apurar a participação dos investigados no sistema de comunicação da organização criminosa, onde pessoas fora dos presídios (em sua maioria familiares de presos) recebem e retransmitem informações, recados e ordens vindas de presos e endereçadas a outros presos.

Além do cumprimento dos mandados de prisão, estão sendo cumpridas as ordens de busca e apreensão para localizar telefones celulares, computadores, documentos, cartas e drogas. Mais informações ainda nesta sexta-feira.

Receba as notícias do OCP no WhatsApp: