Na tarde de ontem (01/02), o Procon de Jaraguá do Sul iniciou uma operação pente fino em vários supermercados, em busca de irregularidades na precificação dos produtos.
Luís Fernando Almeida, diretor do Órgão, informou que chegaram várias reclamações de que em alguns supermercados o preço ofertado na gondola seria totalmente diferente na hora do pagamento no caixa, caracterizando assim prática totalmente ilegal por parte dos estabelecimentos.
Almeida destaca que tal prática é inaceitável, e que a primeira parte da operação iniciou ontem, sendo que ainda hoje a operação continua. “Encontrando irregularidades, o supermercado é autuado, sem sombra de dúvidas, pois não iremos tolerar tal desrespeito ao consumidor jaraguaense”, destaca o diretor.
Luís Fernando informa que é importante lembrar que em caso de divergência de preços, o consumidor tem o direito de pagar pelo menor valor ofertado, e se o estabelecimento comercial se recusar em realizar a venda, o consumidor deve registrar por intermédio de foto o preço ofertado e pegar o cupom fiscal da compra e levar até ao Procon, pois assim eles podem requisitar a diferença cobrada de forma indevida em dobro para o consumidor.
Hoje mais 5 redes supermercados irão receber a visita da fiscalização, e posterior a operação. “A rotina de fiscalização irá permanecer, não somente em supermercado, mas sim em outros estabelecimentos, principalmente os que não colocam a devida precificação dos produtos nas vitrines”, afirmou Almeida..