Nesta terça-feira (30), a Polícia Civil deflagrou a Operação “Tentáculos” com o cumprimento de 33 mandados judiciais - 13 de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão - contra membros de uma organização criminosa que atua dentro e fora dos presídios catarinenses. A ação ocorreu em Gaspar, Blumenau e Navegantes.

Segundo as investigações, que levaram quatro meses, as lideranças promoviam o tráfico de drogas em Gaspar, inclusive com o aliciamento de crianças e adolescentes. Eles também ordenaram a execução de três pessoas desafetas em 2020.

Além das 13 detenções preventivas, as buscas domiciliares resultaram na prisão em flagrante de cinco homens e na apreensão de um adolescente após serem encontrados diferentes tipos de drogas, objetos utilizados na preparação e comercialização dos itens e dinheiro trocado em suas residências.

A ação contou com a participação de 55 policiais. Os presos foram conduzidos para a Delegacia de Gaspar para interrogatório e depois encaminhados aos presídios de Itajaí e Blumenau, permanecendo à disposição da Justiça.