Oito pessoas morrem em explosão de silo no Paraná

Foto: Grupo BR277/CATVE/Instagram

Por: Claudio Costa

28/07/2023 - 05:07 - Atualizada em: 28/07/2023 - 05:59

Oito pessoas morreram e 12 ficaram feridas após a explosão de um silo de armazenamento de milho em Palotina, localizado no Oeste do Paraná. Segundo o Corpo de Bombeiros a explosão ocorreu na quarta-feira (26), por volta das 17 horas.

Cerca de 20 bombeiros das unidades de Palotina, Toledo e Cascavel participaram das ações de resgate. O grupo foi reforçado por 14 integrantes do Grupo de Operações de Socorro Tático de Curitiba. Os corpos das vítimas foram entregues à Polícia Científica para perícia e os 12 feridos foram encaminhados a hospitais da região.

De acordo com o major Zajac, a explosão ocorreu no interior do túnel de um dos silos da cooperativa agroindustrial C.Vale. Na sequência, se estendeu a outros três tuneis interligados. O oficial explica que o período atual é de colheita da safra de milho, e que esses armazéns recebem o produto e o estoca até a secagem, para então ser processado.

Zajac acrescenta que as causas da explosão serão investigadas pelos peritos da Polícia Científica. Ele, no entanto, antecipou algumas das hipóteses sobre quais substâncias presentes no local poderiam ter servido de combustível para a explosão.

“A compactação da massa de milho pode produzir gás por conta da fermentação. É também possível que a explosão tenha sido causada pela poeira do milho, que também pode gerar uma atmosfera explosiva”, disse o major. “Esses riscos tornam imprescindível a limpeza rotineira desses túneis”, acrescentou.

*Com informações da Agência Brasil.

Notícias no celular

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense e pós-graduando em perícia criminal.