Obra de recapeamento é realizada na Rua Ângelo Rubini, na Barra do Rio Cerro

Por: OCP News Jaraguá do Sul

19/04/2016 - 16:04

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) de Jaraguá do Sul está operando em quatro frentes de trabalho dando prosseguimento a obras de ampliações e melhorias em diferentes pontos da cidade. A obra mais recente iniciada pela autarquia na segunda-feira (18) é de recapeamento da Rua Ângelo Rubini, na Barra do Rio Cerro. Será refeita a pavimentação da faixa que sofreu intervenções desde o supermercado Brasão até o Posto Km7. Já a partir do Posto Km7 até a frente da empresa Malwee, o Samae fará o recape total da via. Em seguida, a sinalização viária ficará por conta da Prefeitura Municipal e a empresa Malwee fará a sinalização de segurança para os funcionários.

Segundo o presidente do Samae Ademir Izidoro, após a implantação da rede coletora de esgoto na Rua Ângelo Rubini ano passado, parte da via onde foram realizadas  intervenções sofreu adensamento. “Isso se deve ao fato de que 80 % da região urbanizada de Jaraguá do Sul é composta por sedimentos sensíveis a reposição de pavimento. Uma vez retirado o solo da vala e feita a recolocação o tempo de adensamento gira em torno de 6 a 8 meses, por isso em muitas situações o reparado da pavimentação cede”, explica.

Confira as outras obras em andamento:

Praça perto da Ponte do Curtume, bairro Jaraguá Esquerdo: na área que foi instalada uma Estação Elevatória de Esgoto e o Samae está construindo uma praça como forma de compensação pela cedência do local, por meio de um termo de cooperação para recuperação, manutenção e preservação de canteiros centrais. O local que será destinado para uso da comunidade, vai receber calçamento, ajardinamento e bancos.

Enrocamento e área de convivência: fruto de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Esperidião Amim, a obra no valor de R$ 250 mil provenientes do Orçamento Geral da União (OGU)  vai permitir a realização do enrocamento nos fundos da sede da Samae, no bairro Água Verde. O enrocamento é um conjunto de blocos de pedra lançados uns sobre os outros para servir como proteção contra a erosão das ondas e enchentes. O projeto ainda contempla a construção de um espaço de convivência e lazer destinado aos servidores da Autarquia.

Estação de Tratamento de Água (ETA), bairro Água Verde: iniciada em janeiro deste ano é a maior obra pública da história do município com custo aproximado de R$ 35 milhões e vai garantir o abastecimento para os próximos 25 anos. As obras seguem em ritmo acelerado e a previsão de entregue é de dois anos.

Fonte: PMJS