O número de multas aplicadas em Jaraguá do Sul teve uma redução no primeiro semestre de 2020. Dados da Diretoria de Trânsito da Prefeitura apontam que foram registradas 43.387 multas nos seis primeiros meses de 2019, contra 28.708 autuações neste ano, uma redução de 33,8%.

O diretor de trânsito, Gildo Martins de Andrade Filho, comenta que a queda no índice de autuações foi provocada pelo isolamento social. Com menos pessoas nas ruas, as multas aplicadas por sistemas eletrônicos, pela Polícia Militar e pelo estacionamento rotativo também diminuíram.

“Indiscutivelmente, a quarentena explica a queda abrupta nos números. Tendo em vista a parada das atividades no mês de março, a circulação de veículos automotores também foi reduzida. Como consequência, o estacionamento rotativo foi suspenso por um período e a fiscalização da PM foi reduzida”, comenta Gildo.

Mais atenção e educação

Também houve declínio no comparativo das dez principais multas aplicadas em Jaraguá do Sul. Essas autuações representam 85% do número total. No topo, estão multas por excesso de velocidade (--7%), avançar o sinal vermelho (-35%) e estacionar em desacordo com estacionamento rotativo (-36%).

Como explicado anteriormente, a redução de multas teve influência direta das medidas de isolamento social. Andrade faz um apelo para que os motoristas tenham mais consciência e respeitem a sinalização, o que poderia fazer com que esses índices fossem ainda menores.

“Isso significa dizer, de forma ampla, que está faltando sobretudo educação. Temos ciência que uma parte significativa das infrações ocorrem por desatenção, o que não deixa de ser preocupante, pois é um fator potencializador para a ocorrência de acidentes de trânsito”, alerta.

Quais são as oito multas mais aplicadas em Jaraguá do Sul?

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc...):

Whatsapp

Grupo OCP Segurança

Telegram

OCP Segurança