Dados do Anuário Estatístico de Trânsito do 14º BPM (Batalhão de Polícia Militar) apontam que houve uma diminuição significativa no número de acidentes em Jaraguá do Sul em 2020.

Em 2019, a Polícia Militar atendeu 2.694 acidentes. Ao todo, a PM atendeu 1.750 ocorrências no ano passado, ou seja, houve uma redução de 35% no número de sinistros.

No ano de 2020, a maior parte dos acidentes foram colisões, com 84% das ocorrências, seguida pelos choques (7%) e pelos atropelamentos (3%). Dos 3.365 veículos envolvidos nas batidas, 58% foram automóveis, 15% foram caminhonetas e 13% foram motos.

O subcomandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, o major Antonio Benda Rocha, afirma que a queda abrupta no número de ocorrências podem sido motivadas por dois fatores. Uma delas é a questão da educação, reforçada com campanhas feitas pelos órgãos envolvidos no trânsito.

“Historicamente, esses números vêm em decréscimo considerável, tanto nos danos materiais como de vítimas. Além da melhoria das vias e dos veículos, há a questão da conscientização de todos os atores envolvidos no trânsito, motoristas, ciclistas, pedestres e motociclistas”, comenta.

Outro fator que também contribuiu de sobremaneira na redução do número de acidentes foi a pandemia. De acordo com Benda, as restrições limitaram a circulação das pessoas e fez com que o número de sinistros tivesse queda.

“Houve a mudança do estilo de vida para o home office e até a restrição do transporte público. O fato das pessoas estarem deixando de utilizar esse espaço comum naturalmente diminui os eventos de sinistros. Os acidentes só acontecem porque tem pessoas usando o espaço público”, explica.