Com a mudança no contrato de empresa responsável pelos equipamentos de fiscalização do trânsito, uma nova tecnologia será posta nas ruas de Jaraguá do Sul. Todos os 107 radares existentes no município serão substituídos e alguns deles, especialmente os localizados em semáforos, serão capazes de fazer uma leitura ótica da placa de veículos com a tecnologia OCR.

Os sensores serão interligados com a Polícia Militar por meio de um central. Se um carro com registro de furto, por exemplo, passar pelo local, a polícia recebe uma notificação via Whatsapp em tempo real. “Vem uma tarja vermelha acusando, dizendo que o veículo tem ocorrência e a PM poderá acompanhar por onde o veículo está circulando”, explica o diretor de Trânsito e Transportes, Írio Riegel. Veículos com registro de irregularidades, como licenciamento, também serão apontados pelo sistema.

A substituição dos equipamentos começou na sexta-feira (18) e até o fim do mês 32 serão instalados. No ano passado, os radares geraram 80,3 mil multas em Jaraguá do Sul, uma arrecadação de mais de R$ 7,2 milhões – segundo o setor de Trânsito, 70% desse valor é revertido para manter o sistema de monitoramento.

Reportagem de Natalia Trentini para o jornal O Correio do Povo | Foto: PMJS/Divulgação