Novo incêndio em área de turfas volta a deixar Araranguá debaixo de nuvens de fumaça

Por: OCP News Criciúma

24/11/2021 - 09:11 - Atualizada em: 24/11/2021 - 09:21

Moradores da cidade de Araranguá voltam a sofrer com a presença de nuvens de fumaça que rodeiam a cidade após um novo foco de incêndio em área de turfas. As chamas foram percebidas nesta segunda-feira (23).

Desta vez, o problema está sendo registrado na região do Fundo Grande. Conforme o tenente Bianchi, subcomandante do Corpo de Bombeiros de Araranguá, trata-se de um incêndio florestal em área de turfas entre Araranguá e Balneário Arroio do Silva. “As nossas guarnições estiveram no local e fizeram o combate e estamos monitorando as áreas”, explica o tenente.

O combate as chamas foi realizado nos focos em vegetações e eucaliptos já que não é possível conter o incêndio que ocorre abaixo do solo, nas turfas.

Incêndio ocorre em área de difícil acesso. (Foto: divulgação)

O que são as turfas

A turfa é o tipo de material orgânico resultante da decomposição da vegetação que se acumula no solo e pode alcançar vários metros de profundidade. O incêndio queima de 1 a 2 metros abaixo do solo.

Segundo os bombeiros, é muito difícil combater esse tipo de incêndio, pois existe uma camada de terra por cima. Ou seja, a queima ocorre por baixo, tornando o local de difícil acesso, não sendo possível chegar com o caminhão e realizar o combate direto.

Problema que se repete

Moradores de Araranguá já sentiram o mesmo problema na última semana. Dos dias 14 a 17 deste mês uma outra área de turvas trouxe a presença de fumaça em toda a cidade. As chamas só minimizaram após dois dias de chuva na região.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp