Novo Golpe: “Mastercard 30 anos” promete carros e eletrônicos

Foto Reprodução

Por: Elissandro Sutil

16/07/2019 - 11:07 - Atualizada em: 17/01/2020 - 20:17

Um novo golpe aplicado em cartões da Mastercard tem deixado quem usa a bandeira para compras de cabelos em pé.

A armadilha atrai vítimas com uma falsa promoção que promete, entre outros prêmios, R$ 35 mil e uma casa mobiliada com uma Ranger Rover Evoque 0KM na garagem.

O golpe é enviado por e-mail para clientes Mastercard com as informações sobre a promoção e um link para cadastro.

Como o endereço de e-mail usado para o disparo tem o final “@mastercard.com.br”, fica mais difícil de desconfiar, mas não se engane, se trata de um golpe.

Ao clicar no botão de cadastro, o usuário é direcionado para uma página que não possui relação com a Mastercard. Ali, são solicitadas informações sigilosas sobre o cartão do cliente.

A página possui áreas para que o usuário coloque o número completo do cartão e até mesmo o código de segurança, informações essenciais para a realização de compras.

A falsa promoção já foi denunciada pelo Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança:

A vítima recebe um e-mail informando sobre as vantagens da promoção MasterCard 30 anos do cartão Mastercard sendo o cadastro através do link disponibilizado, no entanto a página é falsa criada para roubar informações do usuário.

Como não cair em fraudes

Neste caso em especial, o e-mail utilizado para o envio do golpe parece oficial, mas este efeito pode ser alcançado por meio de máscaras que ajudam a modificar os endereços utilizados pelos golpistas.

Você também deve ficar atento ao conteúdo destas promoções. Se elas soarem muito fantasiosas, desconfie. Procure mais informações sobre o assunto nos canais oficiais da empresa ou marca em questão.

Por último, nunca disponibilize informações preciosas como o seu CPF e os detalhes do seu cartão em troca de um suposto benefício. Em geral, dados como esses não são solicitados em caso de promoções e sorteios.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger