Novo edital do estacionamento rotativo será lançado nesta semana em Jaraguá do Sul

Foto: Fábio Junkes

Por: Claudio Costa

29/06/2021 - 05:06 - Atualizada em: 29/06/2021 - 08:10

A Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo deve lançar nesta semana o novo edital para a concessão do estacionamento rotativo em Jaraguá do Sul. A informação foi dada pelo secretário da pasta Eduardo Bertoldi, em entrevista ao OCP.

Bertoldi adianta que a nova concessão deve trazer novidades para os usuários. O secretário afirma que o processo utilizado atualmente é antigo, com cerca de dez anos de uso, e agora vai contar com mais tecnologia.

“Esse novo contrato está na Procuradoria Jurídica para, em seguida, a gente encaminhar para o setor de licitações. Nós buscamos trazer mais tecnologia para dar mais comodidade para o usuário. A ideia é que esse sistema seja mais fácil, mais prático e mais ágil”, destaca o secretário.

A continuidade do estacionamento rotativo é importante para a organização das vagas na região central de Jaraguá. Bertoldi esclarece que o sistema sempre é questionado por uma pequena parte da população, mas a ideia é sempre amenizar os problemas de mobilidade urbana.

Haverá uma ampliação no número de vagas disponibilizadas, um pedido feito pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). Das 23 ruas com o sistema, 11 delas terão ampliação no número de vagas. Outras 11 novas vias também terão a implantação do sistema.

“Atualmente, nós temos 1.145 vagas. Com o novo edital, nós vamos chegar a um total de 2.048 novas vagas. Serão 903 novas vagas disponíveis para a população. Para os carros, os veículos mais utilizados, nós temos 785 vagas e serão acrescidas 679 novas vagas, chegando a um total de 1.464 vagas”, afirma.

O número de vagas para motocicletas também será ampliado. O sistema conta com 244 vagas para os ciclomotores. A empresa vencedora do processo licitatório terá que implantar 169 vagas, chegando num total de 413 vagas exclusivas para motos.

“A pandemia acabou intensificando a atividade de tele-entrega. Muita gente prefere pedir a refeição ao invés de ir para um restaurante. O número de motociclistas em Jaraguá do Sul aumentou muito”, destaca.

O número de parquímetros também será ampliado no município. Dos atuais 52, haverá a ampliação para 63 equipamentos. Será feita uma redistribuição dos parquímetros e a média será de um equipamento para cada 30 vagas.

Novas formas de pagamento

O novo edital vai contemplar novas tecnologias no pagamento do estacionamento rotativo. Além da opção de pagamento com moedas e do aplicativo, os parquímetros vão aceitar cartões de débito e crédito.

“Nós vamos ter também a venda dos créditos no comércio. Em outros municípios, os comerciantes oferecem esses créditos para os clientes ficarem mais tempo consumindo nas lojas. Se a pessoa precisar renovar o estacionamento, vai poder fazer isso diretamente no comércio”, destaca.

Outra opção para o pagamento vai ser a tag, que vai permitir ao usuário passar diretamente no parquímetro com um cartão. Os monitores também irão vender créditos para os munícipes. Com isso, a Prefeitura busca ampliar as formas de pagamento do estacionamento.

Foto: Fábio Junkes

Identificação das vagas

O secretário de Planejamento e Urbanismo Eduardo Bertoldi, lembra que todas as vagas do estacionamento rotativo serão identificadas. O novo sistema terá um aplicativo, que vai possibilitar o usuário verificar através de georreferenciamento onde estão as vagas disponíveis.

“Através do aplicativo, a pessoa vai poder se programar e verificar onde há vagas. Se o motorista precisar ir em uma loja, ele vai encontrar um local com mais vagas disponíveis nas proximidades daquele comércio. Isso deve ajudar muito o usuário”, ressalta.

Tolerância

O secretário frisa ainda que um dos pontos polêmicos do estacionamento rotativo é a extinção da tarifa de pós-utilização. Em maio, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina considerou ilegal a cobrança da taxa e determinou que os usuários sejam multados caso utilizem o serviço sem o devido pagamento da vaga pelo tempo de dez minutos.

“Hoje, nós temos uma tolerância de dez minutos após o término do tempo de utilização. No início, a gente não tem. Então, se você colocou o carro e não colocou o crédito, já está suscetível e levar a multa. Pensando no dia a dia dos motoboys, que param só para entregar encomendas, nós vamos colocar cinco minutos iniciais e vamos continuar com os dez ao término”, explica.

Bertoldi destaca que, após a decisão judicial, houve um aumento no índice de respeito ao sistema. Ele conta que as pessoas arriscavam não colocar o ticket com a possibilidade de não serem flagrados pelos monitores. Sem a tarifa de pós-utilização, os condutores estão respeitando mais o sistema.

A fiscalização também sofre mudanças com o novo edital. Os fiscais serão retirados dessa função e será colocado um carro com OCR, equipamento de leitura de caracteres. Um veículo devidamente identificado vai circular nas áreas com as vagas e vai fazer a leitura das placas com uma câmera.

“A gente acredita que ele vai passar no mesmo local a cada dez minutos, que é o tempo de tolerância ao final da utilização. O veículo sem crédito vai ser automaticamente identificado, vai enviar a placa para o sistema e vai gerar a multa. Não vai ter mais bate-boca com agente na rua”, destaca.

Com o novo edital, a taxa de utilização deve sofrer um reajuste. O secretário afirma que em dez anos nunca houve um aumento na tarifa, pois a Estapar, atual concessionária, nunca havia feito um pedido formal.

“Como o faturamento da empresa sempre foi superavitário, a empresa nunca teve prejuízo e o município acabou não atualizando isso”, finaliza.

Foto: Fábio Junkes