A Polícia Civil conta com uma nova chefia na região de Jaraguá do Sul. O delegado Augusto Melo Brandão assumiu a chefia da 15ª DRP (Delegacia Regional de Polícia) há cerca de uma semana e concedeu uma entrevista sobre os projetos a frente da unidade.

Brandão tem quase 20 anos de polícia, dos quais está há 11 anos atuando como delegado. Em 2017, ele passou a comandar a Delegacia da Comarca de Guaramirim e agora assume o lugar deixado por Fabiano dos Santos Silveira, em Jaraguá.

O novo delegado regional afirma que assumir a nova função é uma grande responsabilidade. Brandão conta que vai trabalhar muito para atender as demandas da sociedade e já tem alguns projetos em andamento visando esse fim.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

O delegado regional ressalta que a função é responsável pela instituição Polícia Civil, da relação com demais órgãos públicos e com a sociedade civil. Brandão frisa a importância do engajamento de associações na questão da segurança pública na região.

“Os índices de crimes graves em Jaraguá do Sul são baixos não só pela atuação das polícias, mas também porque a sociedade jaraguaense entende que a segurança é responsabilidade dela. A sociedade nos traz os seus anseios e também muita ajuda”, ressalta.

Testes práticos de CNH

Ao assumir a 15ª DRP, Brandão já encontrou uma demanda represada de testes práticos para a retirada da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Inicialmente, foi anunciado um mutirão com 800 exames nos meses de outubro e novembro. Porém, a ideia foi abandonada e o número de vagas diárias foi aumentado.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

“Eu fui alertado pelos examinadores, que estão em contato direto com os candidatos, de que o mutirão poderia não dar certo. Porque oferecemos um grande número de vagas para um curto espaço de tempo. Com isso, as autoescolas não iriam conseguir preparar adequadamente o candidato e o índice de reprovação aumentaria”, frisa.

A partir do dia 4 de outubro, os CFCs que têm atualmente 11 vagas por dia passarão a ter 16. As autoescolas que têm direito a seis vagas nos exames práticos vão passar a contar com 10. Brandão ressalta que os testes adicionais serão para retirada da carteira na categoria B.

A mudança vai ocorrer enquanto houver demanda de novos testes para aqueles que reprovaram nos exames práticos de direção da categoria B. O número de exames práticos de direção vai passar de 580 para 1040.

Pista de testes de moto

Uma pista para a realização de exames para a retirada de CNH para motos será construída em um terreno nos fundos da 15ª DRP. Com isso, os testes para a retirada da habilitação na categoria A passarão a ser feitos em apenas um local.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

“Hoje, o policial tem que ir até cada uma das autoescolas para fazer os testes e isso gera uma ineficiência muito grande. Estando em um local fixo, ele consegue fazer mais testes e fazer o lançamento dos resultados no sistema”, pondera.

Delegacia da Comarca de Jaraguá do Sul

Brandão vai conduzir a reforma da Central Regional de Plantão Policial de Jaraguá do Sul. O projeto iniciado pelo antecessor vai melhorar as condições de trabalho dos policiais civis e também de atendimento da população nas situações de flagrante.

“Agora, nós temos o projeto de reforma da Delegacia da Comarca de Jaraguá do Sul. Nesse local ficam os delegados, agentes, escrivães, contratados e estagiários. Eles que realizam os inquéritos e outros procedimentos”, destaca, ao ressaltar que essa ação será realizada após a conclusão da primeira reforma.

Cinco novos policiais

A 15ª DRP recebeu o reforço de cinco policiais civis, três deles vão substituir colegas na região. Dos dois novos escrivães, um substituiu uma policial que saiu da Delegacia da Comarca de Guaramirim e outro reforçou o plantão.

“Nós recebemos três novos agentes, um foi para a vaga do plantão, um investigador substituiu o policial que está reforçando os quadro de examinadores da categoria B e um terceiro que reforçou a Delegacia de Polícia de Corupá”, conta.

Brandão destaca que novos policiais devem vir para a região com a formatura de novas turmas na Acadepol (Academia de Polícia) no fim do ano. Esses policiais civis vão cobrir “furos” nas escalas na região.

Um policial civil que estava aposentado foi reintegrado para os quadros da região. Ele vai passar a trabalhar na Delegacia de Polícia de Massaranduba.

Totem para registro de BOs

A vereadora Nina Santin Camello (PP) procurou o delegado regional para expor a ideia da implantação de um totem na Câmara de Vereadores. O dispositivo vai permitir que sejam feitos boletins de ocorrência na Delegacia Virtual da Polícia Civil.

“A nossa equipe já está desenvolvendo essa ideia. Neste totem, poderão ser registrados boletins de ocorrência de diversos crimes na nossa Delegacia Virtual”, reitera o delegado regional, ao relatar que a iniciativa vai dar mais agilidade e desafogar o atendimento na delegacia.