Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Novas câmeras de vigilância serão instaladas em Jaraguá do Sul

Foto: Fábio Junkes

Por: Elisângela Pezzutti

27/03/2025 - 07:03

Jaraguá do Sul terá mais um reforço na segurança pública com a instalação de 13 novas câmeras de vigilância para monitoramento de vias da cidade. Na última semana, o Legislativo jaraguaense aprovou um projeto de lei do Executivo Municipal autorizando a abertura de um crédito suplementar no valor de R$ 800 mil, que será destinado à Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo para instalação e manutenção de câmeras. Atualmente há cerca de 70 desses equipamentos instalados em Jaraguá do Sul.

Parte do valor de R$ 800 mil será utilizado para contratar uma empresa especializada em serviços de engenharia, que fornecerá materiais e mão de obra para a reforma do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom). De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores, Luís Fernando Almeida, uma parcela dos recursos para reforma e demais melhorias na central virá do Governo do Estado. “A Coronel Arlene, comandante do 12º Comando Regional de Polícia Militar, vem fazendo um belíssimo trabalho e dedicando bastante energia para que esse projeto saia o quanto antes do papel”, destaca Almeida.

Bairros beneficiados com a instalação de novas câmeras

Cinco vereadores apresentaram proposições reivindicando a instalação de câmeras. Foram 13 pedidos registrados que beneficiam os bairros Três Rios do Norte, Ribeirão Cavalo, Nereu Ramos, Chico de Paulo, Amizade e Estrada Nova.

As justificativas dos parlamentares é que a instalação de sistemas de vigilância e monitoramento garante maior segurança tanto para motoristas quanto para pedestres, evitando que áreas sejam usadas para atividades ilícitas, como o consumo de drogas e atos obscenos, além de coibir a depredação do patrimônio público. Os vereadores também defendem que as câmeras auxiliam no cumprimento de ordens judiciais, ao possibilitar a identificação de foragidos e criminosos procurados.

Confira a autoria das proposições e em quais ruas os equipamentos serão instalados:

Vereador Almeida:

  • Rua 887 – Domingos Anacleto Garcia, no Bairro Três Rios do Norte: na entrada do Loteamento Harmonia; em frente ao Colégio Vitor Meirelles; e em frente à Igreja São Roque.

  • Rua 839 – Sizino Garcia, na esquina com a Rua 872 – João Pedro Vieira.

  • Rua 878 – José Vicenzi, na esquina com a Rua 872 – João Pedro Vieira.

Vereador Osmair Luiz Gadotti:

  • Cras, Posto de Saúde e CMEI Gustavo Mathedi, junto ao Condomínio Érica Modroc Menegotti, no Bairro Ribeirão Cavalo.

  • Rua 1370 – Alwin Schwarz, no acesso ao Loteamento Montreal, no Bairro Três Rios do Norte.

  • Ruas 1504 – Ernest Kneubuhler, 1503 – Lina Olga Wallow Kneubuhler e 1538 – Alvaro Kneubuhler, nos acessos ao Loteamento Zurique, no Bairro Três Rios do Norte.

  • Praça Eduardo Zanghelini, no Bairro Nereu Ramos.

  • Reativação da câmera de monitoramento no início da Rua 590 – Erwino Menegotti, na Ilha Central, no limite dos bairros Chico de Paulo e Centro.

Vereador Jonathan Reinke:

  • Estudos para verificar a viabilidade e implantação de câmeras de monitoramento com reconhecimento facial.

Vereador Delegado Mioto:

  • Rua 260 – Treze de Maio, abaixo do viaduto novo, no Bairro Amizade.

Vereador Professor Fernando Alflen:

  • Viaduto da Rua 440 – Luiz Picolli, conhecido como Viaduto do Bairro Estrada Nova.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.