Equipe realiza cirurgia inédita no Hospital Jaraguá

Por: OCP News Jaraguá do Sul

18/04/2017 - 20:04

A equipe médica do Hospital e Maternidade Jaraguá realizou um procedimento inédito na unidade. Pela primeira vez na história da unidade, um paciente foi submetido a um implante de endoprótese através de artérias femorais.
A cirurgia objetiva o tratamento de aneurisma e, por ser menos invasiva do que procedimentos tradicionais, reduz de uma semana para dois dias a internação hospitalar. Além disso, diminui o período de retorno às atividades normais de três meses para 30 dias.
Conforme o cirurgião vascular Cristiano Bortoluzzi, por ser feito com a ajuda de um cateter, o implante evita que o abdômen precise ser aberto. “Assim, reduzimos também os riscos de infecções”, comenta o especialista.
O aneurisma, quando não tratado adequadamente, pode romper e levar o paciente à morte. A cirurgia, que contou com os médicos Douglas Anjo, Marcelo Siqueira, German Jimenez e Daniela Belia, foi realizada em um homem de 76 anos e morador de Guaramirim. Ele já recebeu alta médica e continua a recuperação em casa.