O nível do Rio Tubarão chegou a 2m69cm acima do normal por volta das 16 horas desta terça-feira (20), mas a diminuição das chuvas para os próximos dias faz com que a situação não se torne insegura. Mesmo com a previsão do tempo indicando um cenário otimista para a região, a Defesa Civil do município segue de prontidão para eventuais necessidades.
A Epagri/Ciram indica que nesta quarta-feira (21) haverá chuva, mas de pouca precipitação (cerca de 10 mm). Para quinta-feira (22), a previsão é de que o sol possa aparecer, com quantidade de chuva pequena (3 mm). Com isso, o nível do Rio Tubarão deverá voltar ao normal ao longo dos próximos dois dias.
O acumulado de chuva das últimas 48 horas em Tubarão foi de 108 mm, segundo a Epagri/Ciram. Os prejuízos se resumiram a uma queda de árvores que danificou parcialmente um veículo na avenida Getúlio Vargas e os transtornos no trânsito com os alagamentos em vias de áreas mais baixas, situações ocorridas na segunda-feira (19).
Os motores (bombas) do sistema de macrodrenagem da Margem Esquerda estão todos em condições operacionais. Os equipamentos só entram em operação, no entanto, quando o nível do Rio Tubarão se eleva e deixa submersas as saídas dos canais da macrodrenagem.