O nível do Rio Itajaí segue baixando em Blumenau. De acordo com o AlertaBlu, o nível do rio chegou a 7,93 metros na medição realizada às 10h deste sábado (14). Com isso, a cidade deixou a situação de enchente (quando o rio fica abaixo das 8 metros).
O pico da enchente – a maior na cidade desde 2011 – foi registrado às 23h30 de quinta-feira (12): 10,76 metros. Desde então, o nível vem diminuindo de maneira contínua, tendo baixado 2,83 metros até a última medição.
No último boletim divulgado pela Prefeitura de Blumenau, na noite dessa sexta-feira (13), 73 pessoas seguiam desabrigadas na cidade. 50 delas estavam no abrigo instalado na Igreja Evangélica Livre, no bairro Itoupava Norte; 21 no abrigo da Igreja Luterana, na Velha; e uma no abrigo do Grupo Escoteiro Leões de Blumenau, no bairro Ribeirão Fresco.
Barragem de José Boiteux
Determinante para conter cheias na cidade, a barragem de José Boiteux atingiu seu limite máximo e começou a verter pela primeira vez na história na noite dessa sexta-feira. Segundo a Defesa Civil do Estado, porém, isso não deve provocar novas cheias em Blumenau e região, já que os níveis dos rios têm baixado continuamente.
“O vertimento de barragens é uma operação controlada e monitorada de perto por equipes técnicas”, disse o órgão. “Este vertimento não deve impactar os níveis dos rios em José Boiteux, Ibirama, Apiúna, Ascurra, Indaial e Blumenau, que continuam baixando, situação que deve se manter ao longo dos próximos dias”.
O órgão afirma ser possível que o nível do rio em José Boiteux tenha uma pequena elevação, mas que isso “não representa qualquer risco de inundação para o município”.
Segundo a Defesa Civil, é um processo semelhante ao que já aconteceu nas barragens de Taió e Ituporanga, por conta do imenso volume de chuva das últimas semanas. Mesmo assim, as duas estruturas seguraram até 125% do volume do reservatório, ajudando a reduzir o nível dos rios e os impactos das cheias no Vale do Itajaí.