Mulher que pisoteou no próprio filho recém-nascido deverá ser indiciada por homicídio qualificado

Foto: Freepik

Por: OCP News Criciúma

15/09/2023 - 09:09 - Atualizada em: 15/09/2023 - 09:29

O caso da mulher que pisoteou o próprio filho recém-nascido no último fim de semana, em Içara, segue em investigação na Polícia Civil, mas segundo o delegado Rafael Iasco já há indícios suficientes de que ela seja indiciada por homicídio qualificado.

O que irá determinar será o resultado do exame apontando se a mulher estava, ou não, em estado puerperal, que é o período de readaptação do corpo da mulher após o nascimento do bebê que pode trazer diversas alterações físicas e psicológicas, gerando uma grande variação hormonal, sendo muito comum, inclusive, a ocorrência de depressão pós-parto.

Diferença

Juridicamente, o que muda é a pena. O infanticídio prevê máxima de seis anos de detenção, enquanto no crime de homicídio, a depender da qualificadora, a média pode ultrapassar até 20 anos de prisão. Ambos são julgados por júri popular.

Laudos

Porém os laudos que indicam as lesões da vítima, os depoimentos já coletados e as cruciais imagens captadas por uma câmera de monitoramento de uma casa vizinha aonde o caso ocorreu fortalecem a ocorrência de homicídio. Segundo o delegado, a causa da morte do recém-nascido, que pesava quase três quilos, foi por traumatismo cranioencefálico.

A mãe será interrogada nos próximos dias e há mais algumas diligências a serem realizadas para encerrar o inquérito policial. A mulher responde em liberdade.

Ocorrência

As polícias, Civil Militar, foram acionadas na manhã de sábado para atendimento da ocorrência no Hospital São Donato, em Içara.

Lá, um casal deu entrada no pronto atendimento com um recém-nascido. Segundo a PM, os pais da criança apresentaram relatos incongruentes e dissonantes um do outro.

O bebê estava com hipotermia, sendo iniciado de imediato manobras para aquecê-lo, não se visualizando choro ao estímulo.

Com a chegada da médica pediatra, iniciou-se a aspiração das vias aéreas. A equipe médica percebeu que o bebê estava sujo de terra e/ou algo que parecia grama, bem como com escoriações no pescoço e cabeça. Por algumas horas tentou-se reanimar a criança, todavia sem êxito.

Imagens

O delegado Márcio Campos Neves informou que a família disse que não sabia que a mulher estava grávida. Imagens da câmera de segurança de uma casa vizinha mostram ela dando à luz sozinha, na frente de casa.

“Não mostra o pai que mentiu e teve que voltar na delegacia. Mostra ela caminhando para o carro, aparentemente com dor, dando à luz e em seguida pisando na criança, subindo em cima dela. Foi uma cena bastante impactante”, descreveu o delegado, que estava de plantão naquele momento, em entrevista à Rádio Cidade em Dia.

Notícias no celular

Whatsapp

OCP News Criciúma

As principais notícias de Criciúma e região.