Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Mudança em policiamento de Pirabeiraba causa alvoroço na comunidade

Por: Windson Prado

28/02/2018 - 17:02

A informação de uma importante mudança no policiamento do distrito de Pirabeiraba tem causado preocupação em comerciantes e moradores da região que fica no extremo Norte de Joinville. A notícia de que o comando do 8º BPM (Batalhão de Polícia Militar) poderia fechar uma base de policiamento, que fica anexa ao Terminal de ônibus Pirabeiraba Max Luktër, deixou muita gente irritada e com medo do aumento da violência.

O motivo da mudança na forma de conduzir o policiamento da região tem sido justificado pela PM por dois fatores, o primeiro seria de que a Prefeitura de Joinville, dona do imóvel onde funciona a base da PM, teria pedido a estrutura para a implantação de um Cras (Centro de Referência em Assistência Social). O segundo uma redefinição na forma de pensar o policiamento da região.

Sem a base, a comunidade acredita que o policiamento fica comprometido. A unidade da PM mais próxima é a 2ª Companhia de Policiamento do 8º BPM, que fica ao lado do Perini Business Park, no bairro Distrito Industrial, há sete quilômetros do terminal de ônibus de Pirabeiraba.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

“Há tempos estão ameaçando retirar a base daqui de Pirabeiraba. O assunto veio à tona novamente no começo desta semana. Houve sim esta especulação, mas ainda não sabemos a decisão final do que será feito. Somos contrários a retirada da base da PM do Centro de Pirabeiraba. Nossa luta é pelo o fortalecimento dela, com mais efetivo para a região”, comenta a representante da Associação de Moradores de Pirabeiraba, Vildi Beltrami.

Ela acrescenta que a comunidade sempre quis que a 2ª Cia, que funciona ao lado do condomínio empresarial do Distrito Industrial, ficasse no Centro de Pirabeiraba. “Era para ela ficar aqui. Acabaram levando para longe. A PM diz que sem a base, o policiamento será melhor nas ruas, mas os moradores não pensam assim”, finaliza Vildi.

O empresário Luan Santos também é contrário a medida. “Se a violência já é grande com a base, imagina se ela for retirada. Acho que desativá-la será muito ruim para Pirabeiraba. Por aqui, é bem difícil vermos viaturas fazendo rondas, esta semana até que estava um pouco melhor, mas policiamento ostensivo não é uma realidade”, comenta Santos.

Comandante da PM nega desativação, mas aposta em patrulhamento

Nesta quarta-feira (28), o comandante do 8º BPM, tenente-coronel Jofrey Santos da Silva confirmou que haverá mudanças no policiamento de Pirabeiraba, mas disse que desativação da base é boato, sem qualquer fundamento. “O que acontece, é que a base da PM em Pirabeiraba funciona em um prédio da Prefeitura de Joinville. Recebemos um pedido da Secretaria de Assistência Social solicitando que o espaço fosse liberado para a construção de um Cras. Vamos atender a este pedido. O local passará por reformas e depois disso, usaremos o espaço de forma compartilhada. Com isso, o policial que hoje precisa ficar o tempo todo na base, vai poder fazer patrulhamento na região”, explica.

Nesta quarta-feira (28) comandante do 8º BPM, Jofrey Santos Silva, recebeu vereadores e lideranças da região para confirmar que base de Pirabeiraba não será desativada | Foto Oricelma Dutka

O comandante informa também que o batalhão pretende intensificar as rondas em Pirabeiraba. “Policial na base, não reprime criminalidade. A polícia precisa estar na rua, fazendo um trabalho ostensivo, ao lado dos cidadãos. A base não dá mobilidade. Por isso, tenho a certeza que o policiamento será fortalecido com os agentes na rua”, argumenta o tenente-coronel que enfatiza: “Pirabeiraba não ficará desassistida”.

Atualmente o efetivo do 8º Batalhão – responsável pelo policiamento da região central, Leste e Norte de Joinville – é dividido da seguinte forma. “No Bucarein funciona a 1º CIA com o Tático e todos os serviços de apoio e logística como Rocam e canil. No Atiradores, anexo ao Batalhão, está a 4º Cia, responsável pelo policiamento na região central. Já as 2º e 3º Cia responsáveis pelo atendimento nas áreas Leste e Norte, estão estrategicamente localizadas no Distrito Industrial, muito próximo de Pirabeiraba. Isto foi pensado para dar mais efetividade nas ações de policiamento de toda a cidade”, finaliza.

Na tarde desta quarta-feira (28) o comandante recebeu lideranças de Pirabeiraba e vereadores para discutir o assunto, e reafirmou que a base ficará aberta.

Contraponto | O que dizem os vereadores que representam Pirabeiraba

“Na tarde desta quarta-feira (28), fizemos uma reunião com o comandante do 8º BPM que nos assegurou que não irá retirar a base daquele espaço. O que ele nos disse é que a Prefeitura vai reformar o local para implementar um Cras, a PM irá utilizar uma das salas do Cras como base. Também nos foi dito que o policiamento daquela região será incrementado com mais uma viatura e dois policiais que farão rondas ostensivas em Pirabeiraba”, Fernando Kreling, (MDB) | Foto Nilson Bastian/CVJ

“A reunião foi bastante proveitosa. A comunidade pode ficar tranquila, porque o posto da PM ficará lá. O comandante do 8ºBPM está sensível ao apelo dos moradores de Pirabeiraba, que são contrários a extinção do posto policial. Ficamos muito satisfeitos com isso”, Odir Nunes (PSDB) | Foto Nilson Bastian/CVJ

Contraponto | O que diz a Prefeitura de Joinville

A Prefeitura de Joinville informa que está expandindo os Cras (Centro de Referência em Assistência Social) no município e o Distrito de Pirabeiraba vai receber uma unidade. A Secretaria da Assistência Social está avaliando a possibilidade de utilizar um espaço junto ao Terminal Urbano desta localidade.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Windson Prado

Repórter e editor das notícias de Joinville.