Para discutir e buscar alternativas acerca da redução e da prevenção de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) realiza, nesta terça-feira (1º/10), às 15 horas, em Florianópolis, uma reunião de trabalho com o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Militar, o Detran, representantes médicos que atuam nas emergências dos hospitais, SAMU, Guarda Municipal, CDL e Conselho de Segurança do Centro.
O aumento progressivo do uso de motos para mobilidade urbana tem sido acompanhado de um volume cada vez maior de acidentes de trânsito envolvendo esses veículos, condição que impacta diretamente o serviço de urgência e emergência móvel, a segurança, a própria mobilidade, e mantém em xeque a capacidade de atendimento hospitalar.
A iniciativa da 30ª Promotoria de Justiça da Capital visa consolidar os números levantados pelas instituições e desenvolver um trabalho integrado.
“O tema se mostra urgente, frente à preocupação demonstrada pelos profissionais que atuam no dia a dia. É um trabalho, possivelmente inédito em termos de Brasil, que põe em discussão essa letalidade e as consequências dos acidentes envolvendo motocicletas em Florianópolis, causando vítimas, destruindo famílias, impactando e colapsando o sistema de saúde”, destaca o titular da 30ª PJ da Capital, Promotor de Justiça Daniel Paladino.